Toyota fará recall do Corolla em todo o Brasil

A Toyota vai convocar nos próximos dias donos do modelo Corolla para a substituição do tapete do motorista. A peça defeituosa pode provocar aceleração involuntária do veículo ao enroscar-se no pedal. A decisão foi anunciada hoje à noite pelo Procon de São Paulo e pelo Ministério da Justiça.

Segundo os comunicados, houve acordo entre a montadora e o Departamento de Defesa do Consumidor (DPDC), que ameaçava suspender a venda do modelo em todo o País, a exemplo que foi feito em Minas Gerais.

A decisão de realizar o recall – medida que vinha sendo recusada pela montadora -, foi acertada na tarde de hoje, durante reunião em Brasília, entre representantes da empresa e do Grupo de Estudos Permanentes de Acidentes de Consumo (Gepac), formado por vários órgãos de defesa do consumidor e que atua em conjunto com o DPDC.

É a segunda vez em pouco mais de um mês que uma montadora brasileira realiza recall após determinação do DPDC. O caso anterior ocorreu em março, com o Fiat Stilo, após quase dois anos de análise de acidentes em que as rodas traseiras de alguns modelos se soltaram em movimento.

De acordo com nota divulgada pelo Procon/SP, que integra o Gepac, “a convocação visa a resguardar a saúde e a segurança dos consumidores”. O órgão informa ainda que o Gepac chegou a solicitar ao Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) a suspensão da venda do modelo em todo o País. No mês passado, o Denatran fez o laudo que levou o DPDC a exigir o recall do Stilo.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo