Total de cheques devolvidos até maio cai 5,9%

O volume de cheques devolvidos por falta de fundos recuou 5,9% nos primeiros cinco meses de 2007 sobre o mesmo período do ano passado em todo o País. O dado, divulgado nesta quarta-feira (20) pela Serasa, mostra ainda que no período foram compensados 654,9 milhões de cheques, sendo que 13,5 milhões voltaram por falta de fundos, o que corresponde a 20,7 cheques devolvidos a cada mil compensados. De acordo com a instituição, a queda no acumulado de janeiro a maio deste ano é a primeira registrada no período desde 1999.

Em maio de 2007, também houve recuo no volume de cheques devolvidos, quando comparado a maio de 2006. A baixa verificada no período foi de 5,5%. A cada mil cheques depositados, 22,4 foram devolvidos por insuficiência de fundos, o que corresponde a devolução de 2,9 milhões dos 131,4 milhões de cheques compensados no quinto mês de 2007.

Já em comparação de maio com abril deste ano, no entanto, houve um aumento de 13,1%. No quarto mês de 2007, para cada mil cheques compensados, 19,8 foram devolvidos. O volume total de cheques depositados no Brasil foi de 128,4 milhões e os que voltaram somaram 2,5 milhões.

De acordo com a Serasa, a menor incidência na devolução de cheques sem fundos é reflexo do crescimento da massa de rendimentos do Brasil, devido aos reajustes salariais e à elevação do nível de emprego e à expansão da economia.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo