Os jornais O Estado do Paraná e Tribuna do Paraná foram os vencedores do Prêmio Top de Marketing 2007, promovido pela ADVB-PR (Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil – Seção Paraná), na categoria Comunicação. O case GPP Jornais retrata as modificações estruturais, gráficas e editoriais pelas quais os dois veículos passaram, inclusive a alteração do formato standard para o berliner, já adotado por alguns dos principais jornais da Europa. O Estado, do Grupo Paulo Pimentel (GPP), foi o primeiro jornal de cobertura estadual a implantar o formato, em março deste ano. Na Tribuna, a alteração ocorreu em outubro do ano passado.
Para o diretor-presidente do GPP, Paulo Pimentel, o prêmio demonstra que o Grupo está no caminho certo quanto à reestruturação gráfica e editorial. ?O prêmio surpreendeu, principalmente porque 2007 foi um ano de adaptação do novo formato. Ganhar o prêmio significa que os dois jornais foram inteiramente aprovados, tanto pelo formato, quanto pela redução das matérias, composição?, apontou Paulo Pimentel. ?A gente se preocupa com os resultados, e o último analista é o leitor?, acrescentou o empresário.
Sobre as expectativas para 2008, Paulo Pimentel afirmou que os jornais impressos de forma geral estão lutando para tentar descobrir novos caminhos que possam superar outros meios, como a internet. ?Estudos e análises mostram que os jornais impressos vão não apenas sobreviver, mas crescer. O que se tem observado é um crescimento especial dos jornais populares e até alguns mais clássicos já estão partindo para esta linha?, comentou. Nesse sentido, apontou, ?a Tribuna do Paraná é a receita para nós?. ?O jornal é um sucesso?, elogiou, acrescentado que o momento é do jornal popular e de trazer jovens para a leitura, através de matérias mais curtas.
Além do Top de Marketing, o jornal O Estado do Paraná foi eleito o Veículo Impresso do Ano, pelo Prêmio Colunistas do Paraná 2007 – o mais importante prêmio da publicidade paranaense.
Outros vencedores do 17.º Prêmio Top de Marketing foram Estação Ibmec, na categoria Educação e Ensino; Kero Ke-Ry, em Hotelaria e Turismo; BS Colway Pneus, em Indústria; Boulevard Rebouças, construção e incorporação dos Grupos Thá e Rossi, na categoria Mercado Imobiliário; Cotrasa, em Veículos e Mercado Automotivo; Hospital Pequeno Príncipe, em Saúde; Fundação Cultural de Curitiba, na categoria Serviço, e Omar Calçados, em Varejo.
A cerimônia de entrega do Top de Marketing 2007 será no próximo dia 27, a partir das 20h, no Teatro do UnicenP, em Curitiba. Durante o evento será revelado o ganhador do Grand Prix, concedido para o case com a melhor média entre os premiados.