O Banco Central informou nesta quinta-feira, 05, por meio de nota, que o presidente da instituição, Alexandre Tombini, recomendou Tony Volpon para ocupar o cargo de diretor de Assuntos Internacionais e Otávio Ribeiro Dâmaso para a diretoria de Regulação. Tombini recomendou os nomes à presidente Dilma Rousseff, que fará a indicação para a autoridade monetária.
“O economista Tony Volpon é atualmente diretor executivo e chefe de Pesquisas para Mercados Emergentes das Américas da Nomura Securities International”, informa o Banco Central em nota. Já Otávio Ribeiro Damaso ocupa a chefia de gabinete e coordena a assessoria econômica do presidente do Banco Central.
“O diretor Luiz Awazu Pereira da Silva irá assumir a Diretoria de Política Econômica no lugar de Carlos Hamilton Araújo que, depois de cinco anos, deixa o cargo a pedido”, disse o BC no comunicado. Ontem, o BC informou que Hamilton iria apresentar o Boletim Regional em Porto Algre, na próxima terça-feira.
Os novos nomes ainda terão de ser submetidos ao Senado Federal. Segundo apurou o Broadcast, serviço de notícias em tempo real da Agência Estado, o BC esperou a volta do Congresso, pois os diretores terão que ser sabatinados na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE). A medida também foi tomada o mais rápido possível, para que seja possível a participação dos novos diretores no próximo encontro do Comitê de Política Monetária (Copom), em 3 e 4 de março.