O presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, disse hoje que as economias maduras devem coordenar esforços para controlar a crise de dívida soberana, a fim de evitar que a economia global entre em um processo de severa desaceleração. “O cenário econômico é extremamente complexo e, se não fizermos alguma coisa, irá se deteriorar ainda mais nos próximos meses”, disse Tombini em conferência de bancos centrais de países de língua portuguesa.

continua após a publicidade

Segundo Tombini, o ambiente internacional problemático atingiu o crescimento das economias emergentes. “Estamos claramente na segunda fase da crise financeira que começou em 2008”, acrescentou. “Isso criou desafios para as economias emergentes, com os quais tentamos lidar rapidamente”.

Tombini participa da 21ª reunião de governadores de bancos centrais de países de língua portuguesa, que é preparatória para a assembleia do Fundo Monetário Internacional (FMI) e do Banco Mundial, que será realizada entre 20 e 25 de setembro, nos EUA. As informações são da Dow Jones.

continua após a publicidade