A partir de hoje, todos os aparelhos de telefone da operadora Brasil Telecom em Curitiba e região passam a ter oito dígitos. Os usuários, ao realizarem suas ligações, devem acrescentar o número três antes de discar a seqüência numérica do destino pretendido. A mudança vale para ligações locais e também para interurbanos. Só a região da Capital, que tem o código de área 41, ainda operava com sete dígitos dentro do Estado.
O dia vai começar confuso para muita gente. Provavelmente as primeiras ligações do dia vão ter que ser repetidas para incluir o dígito três. A mudança é uma exigência da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). O gerente de Planejamento Comercial da Filial Paraná da Brasil Telecom, Nilson Miguel Estevão, explica que a Anatel quis padronizar o serviço em todo o País e também aumentar o número de combinações para que o sistema não fique saturado. As cidades de São Paulo e do Rio de Janeiro já operavam com oito dígitos por não suportarem as combinações anteriores. No entanto, Nilson fala que o Paraná ainda poderia continuar com este sistema por mais alguns anos.
Para que as pessoas não enfrentem problemas quando o número do telefone for discado de forma errada, uma chamada vai interceptar a ligação e orientar sobre a necessidade de incluir o dígito três à frente dos demais. A mensagem vai ficar operando durante 120 dias. Mas Nilson acha que a população vai se adequar rapidamente. ?No primeiro dia de mudança em Ponta Grossa, no final da manhã 85% das chamadas já estavam usando direto oito dígitos?, exemplifica. Só os telefones fixos da Brasil Telecom ainda operavam com sete dígitos no Estado. Os das outras operadoras já estavam adequados e a telefonia celular também.
A mudança começou a ser efetivada no Paraná em março deste ano nas regiões onde o código de área é 42 e 46, e abrangem cidades como Pato Branco, Francisco Beltrão, Ponta Grossa e Guarapuava. Cerca de um mil localidades passaram pela mudança. A segunda etapa foi em abril nas localidades com código 43 e 44, de cidades como Apucarana, Cambé, Maringá e Paranavaí. No total 875 localidades ganharam o novo dígito.
A terceira etapa começou no fim de abril e foi a vez das cidades da região de Cascavel, Toledo e Foz do Iguaçu com o serviço de Discagem Direta à Distância (DDD) se adequarem, perfazendo 286 localidades. Hoje começa a última etapa com as cidades que têm o código de área 41. Ao todo são 246 localidades, incluindo Curitiba.
A Brasil Telecom opera também em mais oito estados e no Distrito Federal (DF). O número três será adicionado em todos eles, incluindo os atendidos por outras operadoras. No Rio Grande do Sul e no Paraná a mudança já foi concluída. No Acre, Tocantins e Rondônia o processo está em fase de conclusão. Nos demais estados, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Santa Catarina e no DF a mudança termina em novembro. O prazo estabelecido pela Anatel chega ao fim em dezembro.
A Brasil Telecom vai gastar 19 milhões para fazer as adaptações em todos os estados. Nilson comenta que o dinheiro é empregado na atualização de softwares, memória e na programação. Ele lembra as pessoas de atualizarem suas agendas e os aparelhos que fazem discagem direta.