A operadora de telefonia celular Tim Sul – que cobre Paraná, Santa Catarina e a região de Pelotas (RS) – pretende investir R$ 200 milhões na expansão da rede em 2004. O valor foi divulgado ontem pelo presidente da Tim Sul, Alvaro Moraes, na inauguração do Espaço Tim GSM, em Curitiba.
Segundo ele, a maior parte do montante será destinada à ampliação da rede GSM, que entrou em operação em agosto. Disponível para metade da população do Paraná e Santa Catarina, a nova tecnologia já conta com mais de 50 mil clientes em 69 localidades, sendo 37 do Paraná.
?A receita mensal vem crescendo em média 53% em relação ao ano passado?, destacou Moraes, acrescentando que a meta de atingir 2 milhões de clientes até o final de 2003 foi alcançada ontem. Isso representa um incremento de 17,6% em relação aos 1,7 milhão de clientes existentes no final de 2002. ?Nosso objetivo é terminar 2004 com a mesma cobertura que temos hoje na tecnologia TDMA, que é de 256 municípios?, disse o presidente da Tim Sul. Segundo ele, a rede TDMA não terá expansão física. ?Vamos continuar investindo apenas no aumento da capacidade e melhoria de rede.?
Mesmo com o lançamento dos aparelhos GSM, o número de clientes com TDMA aumentou 10% em relação ao ano passado. Em Curitiba, a nova tecnologia já representa 45% das vendas da operadora. A rede GSM já está instalada em Curitiba, Região Metropolitana, litoral, e nas regiões de Maringá, Apucarana, Arapongas, Ponta Grossa e Carambeí. Ainda nesse ano começa a operação em Londrina, informou o diretor comercial da Tim Sul, Maurício Roorda.
Para o Natal, as expectativas da Tim são otimistas. ?Estamos vendendo mais de 40% acima do volume de dezembro do ano passado?, revela o presidente da Tim Sul. Os modelos pré-pagos representam cerca de 70% do total de celulares vendidos pela empresa. Outro fator que colaborou para o crescimento da operadora em 2003, de acordo com Roorda, foi o aumento da participação do público infantil.
Questionado sobre o acirramento da concorrência, com a chegada da operadora Claro no mercado paranaense – também com a tecnologia GSM – Moraes disse que a Tim está atenta, acompanhando o movimento das outras empresas. ?A entrada da concorrência faz o mercado crescer mais rápido. Estamos bem posicionados para defender a nossa participação?, comentou. Hoje, a Tim Sul tem 57,5% de market share na sua área de atuação. De janeiro a setembro, a companhia acumula receita de R$ 769 milhões e lucro líquido de R$ 76,6 milhões.
No País, a operação GSM da Tim já tem quase 2 milhões de clientes em 540 cidades. Na tecnologia TDMA, são mais 5,5 milhões de pessoas. ?Os aparelhos GSM tem uma gama mais ampla de opções e tendem a ser 10 a 15% mais baratos que os similares TDMA, por causa da maior variedade?, aponta Roorda.
Espaço GSM
O Espaço Tim GSM, inaugurado ontem, é a primeira loja-conceito de celular da América Latina. Diferente de uma megastore, o local é voltado à demonstração de novas soluções tecnológicas. A parceria da Tim com quatro fabricantes de telefones celulares GSM (Motorola, Nokia, Siemens e Sony Ericsson) permitirá aos visitantes testarem novos aparelhos e serviços antes de serem lançados no mercado. No local, os usuários também poderão tirar dúvidas sobre o funcionamento dos aparelhos GSM.