O secretário do Tesouro Nacional, Arno Hugo Augustin, afirmou que o governo voltará a emitir bônus da República no mercado externo, "em breve". O secretário evitou indicar qual será esse prazo e também se a próxima emissão será feita em moeda estrangeira ou em reais. "Não costumamos avisar previamente, mas estamos avaliando novamente a possibilidade da volta deste tipo de emissão", afirmou.
Ele explicou que o Tesouro pretende manter uma curva de títulos em reais e outra em dólar. Augustin disse também que, se fossem analisados apenas os fundamentos internos do País, já haveria condição de o Brasil realizar uma nova emissão de papéis. "Do ponto de vista do mercado internacional, no entanto, precisamos avaliar com mais cuidado", ponderou.
Indagado sobre se a manutenção da taxa Selic pelo Copom na semana passada, em 11,25% ao ano, ampliaria o apetite do investidor estrangeiro por papéis brasileiros, Augustin disse que o interesse dos investidores internacionais por papéis brasileiros não está relacionado a um fato "episódico". Augustin participa hoje em São Paulo do seminário "Transparência e Liquidez do Mercado de Balcão no Brasil".