Diante do contido no art. 89 da Lei 9.099/85, em razão de ato judicial de SUSPENSÃO DE PROCESSO, homologado pela 1.ª Vara da Justiça Federal de Curitiba, eu, ANTÔNIO CARLOS DÓRO, procedo ao seu cumprimento, passando a esclarecer o que segue: através de publicação veiculada no jornal O ESTADO DO PARANÁ, edição de 19.05.2001, na coluna MUNDO CONTÁBIL, subscrevi o artigo intitulado “Receita é o pior órgão público, afirma CRC”, inserindo críticas à Receita Federal, em razão do tratamento que vinha sendo dispensado à comunidade contábil, nos relacionamentos recíprocos.
Reconheço, ora, que todas as censuras direcionadas àquele órgão foram conseqüência ou reflexo de um momento de inconformismo, todavia sem que ocorresse o animus difamante e, sim, pelo fato de que, ao tempo, exercíamos o cargo de presidente do CRCPR, pois, acreditando que a matéria constituía-se num pronunciamento de defesa da classe.
Porém, pelo entendimento da destinatária da articulação jornalística, o episódio resultou numa ofensa à dignidade daquele órgão público, pelo que, através de fundamentação do Ministério Público Federal, foi ofertada denúncia tipificando-se delito de imprensa, com a instauração de ação penal que, instruída, culminou por atingir o momento de suspensão do processo, cujos termos aceitei, com a condição de retratação, o que, de público o faço neste momento, para desdizer-me, reconhecendo que foram impróprias as imputações feitas ao(s) ofendido(s), sendo que as palavras declinadas não tinham sentido de ofensa à honra, mas de cunho crítico.
Assim, neste manifesto, reconheço o abuso cometido e para os efeitos da suspensão do processo, procedo esta publicação. Curitiba, 10 de março de 2003. ANTÔNIO CARLOS DÓRO.
Sebrae firma parceria com contabilistas para reduzir a mortalidade das empresas
O Sebrae/PR lançou este ano o “Próprio” – Programa de Orientação ao Pequeno e Micro-Empresário (Próprio) vinculado ao Centro de Desenvolvimento de Empreendedores, e o diretor-superintendente, Hélio Cadore, chamou as entidades contábeis para participar ativamente da iniciativa, ao concluir que ela só pode ter sucesso com a estreita colaboração dos contabilistas.
O objetivo do programa é reduzir o alto índice de mortalidade das empresas. Hoje, 58% das micros e pequenas empresas instituídas encerram suas atividades prematuramente ao longo dos dois primeiros anos de funcionamento.
Os contabilistas podem colaborar oferecendo informações e soluções gerenciais. “O êxito desta iniciativa, no entanto, vai depender de nova postura dos profissionais. Cada um precisa assumir o papel de assessor empresarial e agente socialmente responsável, oferecendo a seus clientes todo o conhecimento gerencial de negócios que possui. Nós, contabilistas, não podemos esquecer que o nosso sucesso depende diretamente do sucesso dos nossos clientes”, afirma o presidente do CRCPR, Nelson Zafra.
Estágios do Próprio
O programa foi estruturado para ser desenvolvido em duas etapas: a primeira é a fase do planejamento, quando deve ser analisada criteriosamente a viabilidade do negócio. A segunda é a etapa de profissionalização do empreendedor, com a colocação à sua disposição de conceitos, regras, estratégias e recursos imprescindíveis, tanto para a sobrevivência da sua empresa como para a prosperidade dela em um mercado altamente competitivo.
Consolidação da parceria
Para consolidar a parceria, as entidades contábeis e o Sebrae/PR firmarão um convênio, no dia 25 de junho, e promoverão uma manhã de reflexão sobre a situação das pequenas e microempresas e reflexos para o País. Os contabilistas são convidados a participar do evento, no Sebrae, quando serão ministradas duas palestras, conforme a programação abaixo.
Programação
Data : 25/06/2003
Horário : 09h00
Local: Auditório do SEBRAE-PR em Curitiba/PR, sito à Rua Caeté, 150, Prado Velho
09h00 – Abertura
09h15 – Palestra “O Contador e os Desafios do Século XXI” – Everson Luiz Breada Carlin
10h00 – Coffee Break
10h15 – Palestra “O Sebrae e os Contabilistas, uma Parceria de Sucesso” – Paulo Tadeu Graciano
11h00 – Encerramento
Informações e inscrições a partir de segunda-feira, 16, pelo f. (41)- 330-5800 (Sebrae) – Vagas limitadas