O prazo para as empresas e pessoas físicas entregarem a Dirf (Declaração de Imposto de Renda Retido na Fonte) 2005 vence na segunda-feira. Essa declaração é devida pelas empresas e pessoas físicas que fizeram pagamentos com retenção de imposto de renda em 2004.
Levando em conta o total de declarantes de 2004, a Receita estima que 300 mil pessoas físicas e jurídicas ainda não entregaram a Dirf de 2005. A expectativa da Receita é receber neste ano 570 mil documentos, semelhante ao volume de 2004.
Sem a declaração de IR da empresa, a declaração do trabalhador pode ficar retida em malha, já que a Receita cruza os dados fornecidos pela fonte pagadora com os informados pelo contribuinte com o objetivo de evitar a declaração de valores incorretos.
O consultor de Imposto da Renda da IOB Thomson, Lázaro Rosa da Silva, alerta os contribuintes a informar para a Receita o recebimento de rendimentos esporádicos. ?Esses rendimentos precisam ser informados, pois com a Dirf a Receita conhecerá o valor recebido, mesmo que não tenha sido tributado?, disse.
A multa para quem deixar de apresentar a Dirf ou entregá-la fora do prazo é de 2% ao mês sobre o valor do imposto informado na declaração, limitado a 20%. A não-entrega do comprovante de rendimentos está sujeita a multa de R$ 41,43 por documento.
O envio das informações sobre a retenção de imposto só pode ser feito pela internet (www.receita.fazenda. gov.br).
Também vence na segunda-feira o prazo para as empresas entregarem o comprovante de rendimentos para os trabalhadores.
Esse documento é utilizado pelo trabalhador na hora de preencher a declaração anual de ajuste, que pode começar a ser entregue a partir de terça-feira, 1.º de março.