O governador do Paraná, Beto Richa, anunciou nesta quarta-feira (9) o fim da dragagem emergencial dos berços de atracação do Porto de Paranaguá. O anúncio foi feito durante entrevista coletiva no show rural Coopavel, em Cascavel, no Oeste do Estado.
“Estamos trabalhando para recuperar o tempo perdido no Paraná. Foram anos sem investimentos e melhorias e agora estamos trabalhando duro para recuperar este prejuízo. Hoje estamos concluindo a dragagem dos berços de atracação do Porto de Paranaguá que vai viabilizar o bom escoamento da safra paranaense e brasileira”, disse.
A Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) está presente no Show Rural Coopavel, pelo quinto ano consecutivo. O objetivo é apresentar aos produtores o funcionamento dos portos paranaenses e como acontece o escoamento da safra agrícola. A feira, que vai até o próximo dia 11, reúne mais de 340 expositores, e tem como objetivo mostrar novas tecnologias voltadas para o aumento da produtividade nas propriedades rurais.
“É importante divulgarmos aqui para os agricultores o que é feito com a produção da vida deles. Queremos mostrar o carinho com que também cuidamos do produto deles, para incetivá-los a produzir cada vez mais para manter a cadeia produtiva paranaense funcionando em harmonia”, disse o superintendente da Appa, Airton Vidal Maron.
Safra
A conclusão da dragagem dos berços de atracação retirou cerca de 110 mil metros cúbicos de sedimentos dos 14 berços de atracação do cais acostável do Porto de Paranaguá. A medida vai permitir que o escoamento da safra aconteça de maneira mais eficaz, uma vez que há seis anos não era realizada a dragagem no Porto.