Terceira pista do Afonso Pena será discutida em Brasília

Os envolvidos na construção da terceira pista do Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais, trabalham em regime de urgência para a continuidade da obra. Em dois dias, foram duas reuniões para que o assunto ganhe forma e que se aliem forças políticas ao projeto.

Ontem, o Grupo de Trabalho do Afonso Pena se reuniu com o prefeito de São José, Ivan Rodrigues (PTB), para apresentar o esboço do projeto e apresentar entraves atuais, como as cerca de 200 casas que estão na área em que a pista foi projetada.

“Foram assentamentos garantidos por gestões anteriores e que agora precisamos resolver”, afirmou o coordenador do grupo de trabalho, Walmor Weiss. Agora, novos estudos ambientais precisam ser feitos para que depois se parta para o projeto propriamente dito.

O grupo de trabalho também deve elaborar, no menor tempo possível, um novo cronograma para planejamento das ações. “Precisamos com urgência saber da sequência das jogadas. Mas estou esperançoso, hoje vejo uma grande vontade política das partes envolvidas, como não tinha visto até agora”, completa o coordenador do grupo de trabalho.

Na semana que vem, o grupo vai aproveitar uma reunião em Brasília com a presença do vice-governador Orlando Pessuti, que vai debater obras relacionadas à Copa do Mundo de 2014, para levantar a importância da obra no aeroporto.

“É preciso também redefinir obrigações para que o projeto ande. No projeto anterior, a Infraero pouco participou e o governo do Estado investiu muito”, lembra Weiss.

Para o prefeito de São José dos Pinhais, as desapropriações que eventualmente venham a ocorrer devem acontecer de forma tranquila. “Já ocorreram inúmeras desapropriações por ocasião do projeto inicial, que estava em andamento. Hoje existem pequenas áreas para serem desapropriadas, o que com certeza vai acontecer para permitir maior autonomia de voos com a nova pista”, disse.

A discussão para que se construa uma pista maior no Afonso Pena, que terá 3.400 metros de extensão, é discutida desde que o novo terminal foi inaugurado e o aeroporto transformado em internacional, em 1996.

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