O avião do presidente Michel Temer aterrissou às 17 horas local (12 horas de Brasília) na Base Aérea de Waterkloof, em Pretória, a cerca de 40 quilômetros de Johannesburgo, na África do Sul, para participar da 10ª Cúpula dos Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul). As imagens da saída do presidente da aeronave foram transmitidas ao vivo pela TV Brics ao centro de mídia no centro de convenções que recebe o evento.
Depois da aterrissagem, o presidente aguardou alguns minutos para que um tapete vermelho fosse estendido na escada do avião. Sua imagem observando o procedimento pode ser vista pela televisão. Um casal subiu até a aeronave para cumprimentar Temer. Depois de alguns segundos, ele desceu só. Em solo africano, um cerimonial militar o aguardava com as bandeiras local e brasileira. Um dos que também o esperavam era o embaixador Alexandre Parola, indicado para assumir a representação do Brasil na Organização Mundial do Comércio (OMC).
Temer entrou em um carro e partiu em um comboio. Conforme a agenda do presidente, Temer seguirá até o Complexo Montecasino para tirar uma foto com o presidente da República da África do Sul. Em seguida, participa de jantar em homenagem aos chefes de Estado e, depois, de uma apresentação cultural.