A mexicana Telmex, dona no Brasil da Claro, anunciou ontem a conclusão da incorporação da AT&T Latin America, empresa em processo de falência nos EUA, que atua na área de transmissão de dados no Brasil, Argentina, Chile, Colômbia e Peru. Com a incorporação, a Telmex inicia suas operações em outros quatro países da América Latina, além do Brasil.
O negócio foi anunciado em outubro do ano passado e envolvia cerca de US$ 200 milhões, segundo estimativa do mercado de telecomunicações. As empresas não comentaram os valores.
A AT&T, maior operadora dos EUA, é a maior acionista da AT&T Latin America, mas recusou-se a salvá-la da falência porque a empresa dava prejuízo. No Brasil, a AT&T tem rede de transmissão de dados em cinco cidades: São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Porto Alegre, Belo Horizonte e Brasília.
No início do mês, a Anatel fixou prazo de 18 meses para que a Claro e a AT&T eliminem a sobreposição de licenças de longa distância (DDD e DDI) nessas localidades.
“Estudamos uma estratégia de sinergia entre as duas empresas que a Telmex tem participação para melhoria de atendimento de clientes”, disse Eduardo Díaz Corona, coordenador da Telmex América do Sul.
Corona afirmou ainda que a empresa mexicana optou pela estratégia de crescimento agressivo na América Latina. Ele confirmou o interesse da Telmex pela Embratel, mas não quis comentar o assunto.
“Estamos em busca de boas oportunidades de aquisições e crescimento nos países da América Latina. A Telmex manifestou interesse na compra da Embratel, mas é só isso que posso dizer”, afirmou.