Brasília – O Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC), do Ministério da Justiça, determinou a abertura de processo administrativo contra várias empresas fabricantes de televisores para investigar a divulgação de informações falsas sobre as características do produto. De acordo com os despachos publicados no Diário Oficial, os aparelhos de televisão são apresentados em campanhas de publicidade como sendo de 29 polegadas. No entanto, os aparelhos são apenas de 27 polegadas.
O DPDC entende que esta prática comercial é publicidade enganosa. As empresas Philips, Mitsubishi, Evadin Indústrias Amazônia, Sony, Semp Toshiba, Panasonic, Itautec Philco, Gradiente, LG Eletrônics da Amazônia, Sanyo da Amazônia e CCE foram notificadas para que apresentem em dez dias ao Ministério da Justiça um exemplar do material publicitário que contenha o produto em investigação e apresentem suas defesas.
A denúncia foi encaminhada pelo Escritório Municipal de Defesa do Consumidor (Comdecom) de Santo Ângelo, no Rio Grande do Sul, contra a empresa Philips. O DPDC decidiu estender a investigação a outras marcas de televisores por haver fortes indícios de que outras empresas também estariam realizando propaganda enganosa.