Telemarketing abre 4.200 novas vagas

Glasiela dos Anjos de Antônio, 28 anos, e Noeli Camargo, 31, aumentam a lista dos mais de 4 mil novos trabalhadores na área de call center em Curitiba. A contratação das duas, há menos de um mês, se deve à Lei Complementar n.º 58, assinada pelo prefeito Beto Richa em 2005, que reduziu o Imposto Sobre Serviços (ISS) de 5% para 2% para as empresas que desenvolvem atividades de call center.

Desde que a lei entrou em vigor, em 2005, foram criados em Curitiba 4.229 empregos em empresas ligadas à área de call center, principalmente no setor de operadores de telemarketing. O setor empregou, só em 2005, 2.644 pessoas, um aumento de 241% em relação ao ano anterior (774 vagas).

A lei, que atende as empresas de call center, tem o objetivo de incentivar novos investimentos e também de manter os existentes. Com o ISS de 5%, Curitiba vinha perdendo empresas para outros municípios, como Florianópolis (SC), onde o imposto sobre serviços é de 2%. ?Assim não corremos o risco de perder empresas para outras cidades e garantimos a empregabilidade, que é um dos focos de nossa administração?, diz o prefeito Beto Richa.

Contratadas pela empresa Softmarketing, Glasiela e Noeli apostam numa carreira bem sucedida, mesmo sem experiência anterior. ?A vantagem das empresas de call center é que elas dão oportunidade de trabalho para pessoas de todas as idades e até sem experiência. Basta que o candidato tenha capacidade de desenvolver a atividade?, diz Noeli.

Luciano Braz, gerente de Recursos Humanos da Softmarketing, confirma o leque de oportunidades oferecido pelo telemarketing. ?Temos colaboradores de 19 a 56 anos de idade. A diferença é que eles são enquadrados no atendimento aos clientes de acordo com o grau de experiência de trabalho e de vida.? O telemarketing promove o relacionamento de empresas com os clientes por meio de centrais telefônicas. O serviço é feito pelas próprias empresas ou por operadoras especializadas, uma tendência no País.

Lei

Entre as empresas beneficiadas pela Lei n.º 58 está a ExxoMobil, maior empresa de petróleo do mundo, que instalou na capital um centro de suporte que atende operações da empresa em cerca de 200 países. É de Curitiba, por exemplo, que são definidas as vendas de combustível Esso para postos de toda a América Latina. A Sadia, uma das maiores empresas do ramo de carnes da América Latina, e a GVT, operadora de telefonia, também se beneficiaram do incentivo da lei.

Para o presidente da Companhia de Desenvolvimento de Curitiba (Curitiba S.A.), Juraci Barbosa Sobrinho, que coordena a política de desenvolvimento econômico do município, além do incentivo do ISS, a infra-estrutura da capital é um forte atrativo para empresas de call center e outras instituições que atuam nas áreas de tecnologia da informação (TI) e telecomunicações.

?Curitiba tem grandes e especializadas empresas, que oferecem serviços de alta tecnologia em armazenamento, transmissão e recepção de dados, que permitem, ao mesmo tempo, a conexão mundial e da comunidade?, diz Juraci.

Entre as facilidades oferecidas por Curitiba estão backbones (supervias digitais), satélites, estações radiobases (ERBs), ADSL (internet com sistema de banda larga), e WIFI (internet sem fio), além toda a infra-estrutura logística, como rodovias, aeroportos e a proximidade com os portos de Paranaguá e Antonina. A localização estratégica e a mão-de-obra qualificada também tornam a cidade atrativa para novos investimentos.

Infra-estrutura favorece os novos negócios

A infra-estrutura e a qualidade da mão-de-obra existentes em Curitiba também são fatores que contribuem para tornar a capital o novo destino para empresas de call center. Prova disso é a Contact Center Américas, empresa que pertence ao grupo Publicar, que chegou ao Brasil em 2006 para assumir, em Curitiba, as operações da companhia de call center Ask!.

A CCA, como é chamada, é responsável pelo atendimento nacional da Publicar do Brasil (que inclui as marcas Editel e Listel Publicar) e de clientes como a Kraft Foods, Esso, Furukawa, Ultragás, Aga e América Latina Logistica (ALL).

Entre os serviços de tele-atendimento oferecidos pela Contact Center Américas estão gestão de venda e pós-venda, atendimento ao cliente, gestão de pagamentos e cobranças, gestão de tratamento de banco de dados, agendamento de entrevistas, serviço de assistência à lista telefônica, gestão de aplicação de pesquisas e help desk.

A curitibana Softmarketing, com 350 funcionários, está em fase de expansão, prestando serviços para mais de dez clientes fixos. ?A redução do ISS diminuiu os custos da empresa e permitiu novos investimentos. Mudamos para uma sede maior, compramos equipamentos e pudemos contratar mais funcionários?, afirma Zeno Mário da Silva Neto, um dos proprietários da empresa.

Zeno Silva também diz que a infra-estrutura da capital favorece os novos negócios. ?Curitiba é uma boa cidade para a instalação de call centers porque a oferta de mão-de-obra é extremamente capacitada. A eficiência do serviço público de transporte é outra grande vantagem em relação a São Paulo e Rio de Janeiro.?

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