Londres – A Telefónica enviou ontem um comunicado à Comissão Nacional de Mercado de Valores (CNMV) de Madri confirmando que vem mantendo negociações com a Portugal Telecom (PT) sobre o controle acionário da operadora de telefonia celular brasileira Vivo, sem que nenhum acordo tenha sido fechado. ?Com respeito à notícia publicada no último dia 24 de abril no sistema de difusão de informação Broadcast da Agência Estado do Brasil relativa a possíveis movimentos acionários da Vivo Participações S.A, Telefónica S.A. manifesta que vem mantendo conversações com Portugal Telecom e SGPS S.A. com certa periodicidade em relação ao futuro acionário da Brasilcel, N.V. (sociedade controladora da Vivo Participações S.A), sem que exista algum acordo firmado?, diz o comunicado da Telefónica.

continua após a publicidade

Na terça-feira, o jornal espanhol El Confidencial afirmou que a Telefónica e a PT tinham chegado a um acordo para desfazer sua joint venture na Vivo, segundo a qual a empresa espanhola ficaria com 100% da operadora de telefonia celular brasileira. Mas o anúncio desse acordo, segundo o jornal, depende da possibilidade da PT substituir sua participação de 50% na Vivo por outro investimento no setor de telefonia celular brasileiro, cujo alvo principal seria a operadora brasileira Oi. Ontem, o diário financeiro espanhol Cinco Dias também afirmou que a PT havia concordado em vender 50% de sua participação na joint venture que controla a Vivo para a Telefónica.

Segundo o jornal, o principal obstáculo para que o negócio seja fechado era o valor de 3 bilhões de euros cobrado pela PT para vender sua participação. A PT também confirmou ontem que está mantendo negociações com a Telefónica sobre o futuro da Vivo, mas negou que um acordo para a venda de sua participação já tenha sido concluído.

continua após a publicidade