Ninguém gosta

Telefonia tem índice negativo de satisfação do usuário

O serviço de telefonia não vem agradando os consumidores. Segundo o Consumer Commitment Index (CCI), calculado pelo Centro de Inteligência Padrão, o índice que mede a satisfação com o setor de telecomunicação ficou negativo pelo segundo ano seguido. O índice de 2014 ficou em -10 pontos, enquanto em 2013 havia sido de -4 pontos.

Desde 2012, quando a pesquisa começou a ser realizada, o indicador apresenta queda. Dentro do setor de telecomunicação foram avaliados os serviços de telefonia móvel e fixa, internet móvel e fixa e TV por assinatura. Todos os itens registraram queda da satisfação do consumidor e obtiveram resultados negativos, de até -20 pontos como é o caso da internet móvel. A exceção ocorreu na categoria “TV por assinatura” que, apesar da queda, teve CCI de 9 pontos.

O CCI é calculado pela diferença entre os consumidores totalmente satisfeitos e que recomendam a empresa ou marca e os totalmente insatisfeitos e que não fariam indicação. Quanto maior a insatisfação/não recomendação, menor o CCI. A pesquisa envolveu 5.868 entrevistas online.

Varejo

Além de telecomunicações, também foram avaliados o setor financeiro e o varejo. No setor de varejo foram analisados os segmentos: têxtil, eletro, super/hipermercado e concessionárias. O destaque ficou com o super/hipermercado que manteve o índice positivo nos três anos de pesquisa (2, 8 e 4 pontos, respectivamente). O setor têxtil também chama a atenção pela satisfação ter crescido de 4 pontos em 2012 para 27 pontos.

No setor financeiro são quatro segmentos: banco, cartão de crédito, seguro automobilístico e seguro residencial. O CCI de seguros foi mensurado pela primeira vez este ano e apresentou números positivos, mesmo não havendo base histórica comparativa. Os itens bancos e cartão de crédito mostram significativo aumento este ano em relação a 2013 – subindo de 1 para 18 pontos, e de 5 para 22 pontos, respectivamente. Apesar do crescimento de um ano para cá, a satisfação dos clientes em relação ao cartão caiu, se comparado ao índice de 2012.

Paraná Online no Facebook

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna