Foto: Valquir Aureliano/O Estado |
Empresas do setor estão de olho no aumento da receita e na fidelização dos clientes. |
De olho no aumento da receita e na fidelização dos clientes, operadoras de telefonia celular estão apostando cada vez mais em serviços de valor agregado, como download de músicas e de jogos, envio de fotos, vídeos e mensagens, acesso ao noticiário e e-mail. Para tanto, elas não poupam esforços em fechar parcerias com grandes gravadoras, distribuidoras de filmes e empresas que desenvolvem jogos para celular. O objetivo é levar entretenimento ao cliente e, paralelamente, incentivá-lo a consumir mais. A reportagem de O Estado conversou com representantes das quatro operadoras de celular que atuam no Paraná – Claro, TIM, Vivo e Brasil Telecom – para saber as estratégias nesse segmento.
?Com cerca de 100 milhões de aparelhos de celular vendidos no Brasil, aumentar o número de clientes não é algo tão fácil. A forma de crescer é para os lados, aumentar a receita por usuário?, apontou o coordenador de VAS (Serviços de Valor Agregado) da TIM, Denis Klingelberg. A operadora encerrou o terceiro trimestre do ano passado com a receita média por usuário de R$ 34,40. No segundo trimestre, esse valor era R$ 30,20. Conforme os últimos dados divulgados pela operadora, o segmento ?serviços de valor agregado? registrava no terceiro trimestre de 2006 receita bruta de R$ 217 milhões – 58,5% a mais na comparação com o acumulado dos 12 meses anteriores. ?O crescimento de tráfego de voz é bem menor?, observou Klingelberg, sem citar números. O montante (R$ 217 milhões) representa 5,9% da receita bruta da operadora.
?O aparelho celular, até dois anos atrás, limitava-se ao envio do SMS (Short Message Service). Hoje é possível enviar fotos, vídeos, fazer downloads?, explicou. Entre as apostas da operadora estão os jogos. A TIM fechou parceria com a Glu Mobile, uma das maiores desenvolvedoras de jogos para celular no mundo. Com isso, os clientes com celulares compatíveis já podem baixar o Project Gothan Racing Mobile (PGR). ?Aqueles jogos que vinham no celular são coisa do passado. Hoje há desde Tetris, até o PGR, a sensação do momento?, observou. O portfólio de jogos da TIM já conta com mais de 400 títulos.
Com tantas inovações, o aparelho celular exige cada vez mais capacidade de memória. ?Em 2005, o celular com máquina fotográfica se popularizou. Em 2006, foi a vez do MP3 player. Agora estamos caminhando para ter um telefone com maior capacidade de armazenar músicas, produzir fotos com mais qualidade?, adiantou.
Fidelização
Para o gerente regional da Vivo, João Ney Marçal Júnior, serviços de valor agregado são importantes porque geram receita adicional com a fidelização. ?As pessoas se acostumam a usar os serviços que a operadora oferece?, observou. Para Marçal, o segmento deu certo pela facilidade. ?Hoje é possível fazer down-load diretamente da gravadora, antes mesmo de a música ser lançada.?
Entre os inúmeros serviços oferecidos pela operadora, é o tradicional SMS (torpedo) que ainda lidera o ranking. ?No final do ano passado, a Vivo registrava cerca de 200 milhões de SMS por mês?, comentou.
O sucesso desses serviços entres os consumidores se deve não só à facilidade da ferramenta, mas ao preço. Enquanto uma ligação pode custar mais de R$ 1,00 por minuto, dependendo o plano, o horário e a operadora, uma mensagem gira em torno de R$ 0,40. ?Quando a operadora aumenta o preço do minuto, as pessoas passam a usar mais o torpedo para se comunicar?, observou.
Segundo Marçal, o segmento ?serviços de dados? representa cerca de 10% da receita da operadora. ?Nos países desenvolvidos, esse índice chega a 15%?, apontou, acrescentando que no Brasil essa participação deve ser ainda maior. ?Com a TV digital (que vai possibilitar o acesso à programação da TV pelo celular), vai crescer muito o serviço de recepção de dados?, acredita.
Disputa reduz a margem de lucro das operadoras
Outra operadora que deve aprimorar o segmento de serviços de valor agregado este ano é a Brasil Telecom, empresa que encerrou 2006 com participação de 12,1% no mercado onde atua e receita bruta (não consolidada) de R$ 1,8 bilhão em 2006, conforme balanço divulgada esta semana. ?No Paraná, há pelo menos quatro operadoras concorrendo de maneira feroz, desde o preço do aparelho, do minuto, e todas trabalhando com margem de lucro cada vez menor?, comentou o diretor da Brasil Telecom no Paraná, Amílcar Piazzetta Marques. Segundo ele, a intenção da operadora é mais que dobrar o consumo de serviços de valor agregado. Hoje, para um consumo médio de R$ 100,00, cerca de R$ 5,00 são gastos nestes serviços; a intenção é que chegue a R$ 10,00. A receita média por usuário, no final do ano, era de R$ 32,00.
Para elevar este índice, a Brasil Telecom está apostando em novas parcerias com gravadoras e desenvolvedores de jogos. Um ano atrás, segundo Marques, a operadora tinha três ou quatro parceiros. Hoje são vinte; a mais recente é a gravadora Sony BMG. Com a parceria, os clientes da operadora já podem baixar sons MP3, vídeos, papel de parede, protetor de tela e voicetones – tons de chamadas com a própria voz dos cantores.
Marques conta que é grande a corrida de todas as operadoras para fechar parcerias, mas revela que o negócio muitas vezes demora para se concretizar. ?É um serviço que tem característica especial na repartição de receita, remuneração. Outro problema é técnico; às vezes é preciso fazer adaptação para determinada tecnologia?, comentou, acrescentando que o serviço não pode ser muito caro, sob o risco de se tornar inviável ao cliente.
Entre os serviços de valor adicionado oferecidos, os ?torpedos?, WAP (navegação na internet pelo celular) e os down-loads respondem juntos por quase 70% da receita do segmento na Brasil Telecom. Apesar da relevância do segmento, Marques revela que a prioridade da operadora este ano não serão os serviços de valor agregado, mas a ampliação da base de clientes. ?Queremos aumentar a participação no mercado?, comentou, lembrando que a empresa começou a atuar na telefonia móvel há pouco mais de dois anos.
Orkut
A mais famosa rede de relacionamentos da internet também já pode ser acessada no aparelho celular. A Claro, operadora brasileira do Grupo América Móvil, fechou parceria com o Google para a versão mobile do Orkut. Com isso, os clientes da operadora podem enviar e receber os recados dos amigos e também consultar o perfil de outros usuários, tudo por meio de torpedo SMS. O custo da tarifa por interatividade é de R$ 0,31, acrescidos de impostos por torpedo enviado, e R$ 0,10 mais impostos por cada alerta recebido. Hoje, a Claro tem 80 empresas parceiras, entre provedores de conteúdo e aplicação.
De acordo com o diretor de Serviços de Valor Agregado da Claro, Marco Quatorze, o investimento da operadora nesse segmento tem três objetivos: atrair novos clientes, com a oferta de serviços inovadores e exclusivos; aumentar a receita média por usuário e a fidelização, para que ?o cliente pense antes de mudar de operadora.? Segundo Quatorze, este segmento é uma das prioridades da operadora, mas não a principal. ?A principal é a rentabilização do investimento, o que inclui a aquisição de clientes, o aumento da receita por usuário?, destacou.