Telefones passam a ter oito dígitos

Até o final de 2005 todos os números de telefones do Brasil terão oito algarismos. O acréscimo do dígito 3 à frente do número atual foi determinado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e vai adequar as redes de telecomunicações das operadoras ao Plano Nacional de Numeração. No Paraná, o processo de adaptação dos telefones da Brasil Telecom ao Plano Nacional de Numeração foi dividido em quatro etapas.

A primeira delas ocorreu em 12 de março e abrangeu os telefones das regiões dos Campos Gerais (DDD 42) e Sudoeste (DDD 46). No dia 16 de abril, ganharam o oitavo dígito os telefones da Brasil Telecom nas regiões Norte (DDD 43) e Noroeste (DDD 44). A terceira etapa ocorreu no dia 23 de abril abrangendo os telefones da região Oeste (DDD 45). Na quarta etapa, no dia 14 de maio, ganham o oitavo dígito os telefones da Brasil Telecom em Curitiba, região metropolitana e litoral (DDD 41).

?Assim como ocorreu nas demais etapas, é esperada uma rápida assimilação dos oito dígitos por parte da população?, afirmou o gerente de Planejamento Comercial, Nilson Miguel Estevão. ?Estamos trabalhando há vários meses para garantir, com confiabilidade, a adequação da planta à resolução da Anatel?.

Os trabalhos envolvem a adaptação de 781 centrais telefônicas, responsáveis pelo atendimento de 2.530 localidades no Paraná e 2,57 milhões de telefones. Com a entrada em vigor dos oito algarismos, o número de um telefone que hoje é 390-6014 passa a ser 3390-6014.

Vale alertar que, após a inclusão do dígito 3, as ligações realizadas com sete algarismos serão interceptadas por mensagem, orientando o cliente acrescentar o dígito 3 à frente do número atual. A intercepção vai estar ativada por 120 dias e as chamadas interceptadas não serão cobradas. ?Esta mensagem, muito importante para os clientes, orienta-os a efetuar nova chamada, incluindo o dígito 3, e assim completar a chamada corretamente?, ressalta Estevão.

Recomendações

Bastante simples, o processo de adaptação aos oito dígitos pede alguns cuidados dos clientes. A Brasil Telecom recomenda que sejam revisadas as programações de aparelhos de fax, serviços inteligentes (tais como Discagem Abreviada, Serviços de Transferência, Fale.com, Secretária Eletrônica Virtual), serviços de alarmes e de número de provedor de acesso à internet (para acesso discado).

Outro ponto importante é a atualização das agendas, inclusive a do celular, acrescentando o dígito 3 à frente do número atual. E as empresas que possuem equipamentos do tipo PABX, PBX, KS deverão consultar os responsáveis pela manutenção destes equipamentos para realizar eventuais reprogramações.

Em caso de dúvidas, o cliente deve ligar para a central de relacionamento da Brasil Telecom (telefone 103) ou acessar o site www.brasiltelecom.com.br. Clientes que originarem chamadas em Londrina ou Tamarana devem sanar suas dúvidas pelo telefone 0800 641 1414 ou no site da empresa.

A Brasil Telecom tem hoje 10,7 milhões de linhas instaladas, 296 mil telefones públicos e uma taxa de digitalização da rede de 99%. Possui também a segunda maior base de banda larga da América Latina.

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