Brasília
– Representantes da Telecom Italia sinalizaram ontem à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) que está “quase fechada” a saída da empresa do controle da Brasil Telecom. Segundo o superintendente de Serviços Privados da agência, Jarbas Valente, a empresa italiana informou que o assunto está sendo discutido, e bem encaminhado, e questionou em quanto tempo a Anatel analisaria a proposta. O superintendente disse que a análise seria feita o mais rapidamente possível.Com isso a Telecom Italia Mobile (TIM) estaria liberada para iniciar a operação do Serviço Móvel Pessoal (SMP), sucessor do atual Serviço Móvel Celular, em todo o País. A TIM obteve licença para operar o SMP na banda D nas regiões II (Centro-Oeste, Sul e parte da região Norte) e III (Estado de São Paulo) e na banda E na região I (16 Estados, do Rio de Janeiro ao Amazonas).
Metas
A empresa está com a infra-estrutura pronta para operar desde o início deste ano, mas está impedida de oferecer os serviços porque depende do cumprimento antecipado, pela Brasil Telecom, de metas de universalização da telefonia fixa previstas para dezembro de 2003.
O cumprimento antecipado de metas é condição básica para que controladoras, controladas e coligadas de concessionária de telefonia fixa possam operar novos serviços. A TIM é controlada pela Telecom Italia que, por sua vez, é controladora da Brasil Telecom.