Tecumseh fará motores na instalação da Chrysler

O governador Jaime Lerner confirmou ontem o apoio do Estado para a implantação de uma empresa do grupo norte-americano Tecumseh Products Company, em Campo Largo, nas mesmas instalações antes ocupadas pela Chrysler. A montadora empregava 240 pessoas quando foi desativada, no ano passado. A nova empresa se chama TMT Motoco do Brasil Ltda e vai produzir motores de baixa potência e transmissões mecânicas, gerando 1.400 empregos diretos e 4.200 indiretos. O investimento é de US$ 80 milhões (cerca de R$ 296 milhões).

“No meio de toda a turbulência que o mundo atravessa, podemos anunciar um investimento dessa ordem. O registro dessa transação me deixa muito feliz”, acrescentou o governador. “Este momento é um retrato do que acontece quando um Estado tem política sólida de expansão industrial e geração de empregos”, disse Lerner.

O presidente da TMT Motoco do Brasil, Fernando Buffa, e o diretor da Chrysler, Pedro Marconi Filho, fizeram questão de salientar a atenção e orientação prestadas pelo governador às duas empresas durante a negociação das instalações. O negócio foi concluído com a assinatura do contrato de venda, na noite de quinta-feira.

“É uma satisfação confirmar essa transação, concluída de forma bastante satisfatória, graças às orientações do governador Lerner”, disse Marconi. “A Chrysler continua com relacionamento ímpar com o Governo Lerner. Se não deu certo para a nossa empresa, por conta da conjuntura internacional, certamente dará certo para a Tecumseh e isso nos deixa felizes”, afirmou.

O vice-presidente global de motores e transmissores da Tecumseh dos Estados Unidos, Richard Ruebusch, revelou que sua empresa prospectou um local para a nova indústria em oito países e sete Estados brasileiros. “Escolhemos o Paraná porque encontramos aqui uma equipe que fala a linguagem global dos negócios e que teve uma conduta extremamente correta nas negociações. A decisão também se deveu às condições de logística e infra-estrutura apresentada pelo Estado”, disse Ruebusch.

O rígido cuidado ambiental, o envolvimento com a comunidade e a decisão de adquirir a maior parte de seus componentes e peças de indústrias locais são as grandes marcas da TMT Motoco. “O grupo tem como princípio atuar com interesse de negócios e como cidadãos”, afirmou o presidente da TMT Motoco, Fernando Buffa.

Campo Largo comemora

A cidade de Campo Largo, na Região Metropolitana de Curitiba, comemora a vinda da TMT Motoco, empresa norte-americana que vai ocupar as instalações da Chrysler. A nova empresa deve gerar 1.400 empregos diretos, seis vezes mais do que a Chrysler. Além disso, a previsão é de 4.200 empregos indiretos. “Estou muito feliz e a população de Campo Largo está simplesmente eufórica com a vinda desta empresa”, disse o prefeito Affonso Portugal Guimarães.

O presidente da TMT Motoco, Fernando Buffa, afirmou que serão contratados no mercado local trabalhadores de todos os níveis, inclusive os executivos.

A seleção e o treinamento dos empregados da TMT Motoco serão feitos pelas Agências do Trabalhador.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo