O Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) vai selecionar empresas do setor metalúrgico, mecânico e de material elétrico para um um projeto de capacitação, a fim de que possam se tornar fornecedoras de peças e equipamentos do pólo automotivo paranaense. O projeto é resultado de uma parceria firmada entre o Tecpar e o Inteli, uma organização de Portugal, especializada em inovação tecnológica para a área automobilística.

O Programa de Desenvolvimento em Inovação e Tecnologia será apresentado na próxima quinta-feira (22) aos empresários do Paraná, num encontro no Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico do Estado do Paraná (Sindimetal-Pr). O trabalho deverá ser concluído até o dia 15 de novembro, quando dez empresas estarão selecionadas. Não haverá custo algum para os empresários.

“O apoio tecnológico está sendo subsidiado justamente para que se possa validar a metodologia, para depois aplicá-la não só ao setor automotivo, mas também em outros segmentos”, explica Ney César de Oliveira King, auditor da qualidade do Tecpar e responsável pela implantação do projeto. “A seleção é a primeira ação do projeto, que avançará depois até a etapa de certificação das empresas”.

O levantamento começa com um diagnóstico da real situação das empresas. Com base nesta primeira avaliação, é feito um relatório que vai apontar em que posição as empresas se encontram dentro dos critérios de inovação em tecnologia defendidos pela Inteli. “A idéia é detalhar todos os itens em que a empresa está bem e todos os que podem ser melhorados, até que se possa se resultar num projeto prático e viável”, diz King.

O Tecpar participa oferecendo o suporte técnico para as empresas na montagem dos projetos – que podem ser apoiados pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), a agência de fomento do Ministério de Ciência e Tecnologia. “Muitas empresas “sistemistas” do pólo automotivo do Paraná gostariam de adquirir dos fabricantes locais, mas não o fazem geralmente porque o produto não tem qualidade”, lembra o consultor do Tecpar. “Daí a importância desta ação do Tecpar”.

continua após a publicidade

continua após a publicidade