O Instituto de Tecnologia do Paraná – Tecpar, com larga experiência em certificação de sistemas e produtos, já se encontra legalmente habilitado para a certificação de frutas e hortaliças, além de sistemas integrado de fazendas (IFA), com garantia de padrão de produção adequado ao esquema EurepGap, o que lhe permite certificar também propriedades de leite, corte, aves, suínos, soja e milho.
O EurepGap é um sistema global referenciado em boas práticas de produção agropecuária e segurança de alimentos, criado por um grupo de varejistas da Comunidade Econômica Européia para atender ao exigente mercado no qual estes varejistas estão inseridos. Tem como objetivo garantir que os produtos oriundos de propriedades certificadas foram produzidos sob condições atualmente muito valorizadas, que atendem a quatro requisitos: produção com mínima agressão ao ambiente, com bem-estar dos animais, bem-estar dos trabalhadores e garantindo a segurança dos alimentos.
O atendimento aos requisitos da norma EurepGap garantem a rastreabilidade no processo de produção, no que se refere aos pontos cruciais do sistema de produção que estão ligados à proteção dos consumidores quanto a contaminações químicas, físicas e biológicas do alimento produzido.
A certificação
O Tecpar é uma empresa ligada à Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior que tem atuado em pesquisa, desenvolvimento, inovação, prestação de serviços tecnológicos e também no desenvolvimento e produção de produtos imunobiológicos. O instituto está presente na área de certificação através de sua divisão de certificação, denominada de Tecpar Cert, que atua seguindo normas internacionais de padrão de qualidade em serviços de avaliação de conformidade. O Tecpar teve sua primeira acreditação pelo Inmetro em 1997, como organismo para certificação de sistemas da qualidade.
Desde sua acreditação o Tecpar vem ampliando a abrangência das suas atividades na área de certificação e auxiliando as empresas a se tornarem mais competitivas. Atuando como organismo independente da relação comercial, atesta que sistemas, produtos, processos e/ou serviços estão em conformidade com requisitos tanto nacionais quanto internacionais.
Para a certificação, o produtor deve entrar em contato com o Tecpar após implementar a norma e organizar a propriedade. A partir daí, o instituto realiza a auditoria para a posterior emissão do certificado.