Tecnoparque da PUCPR ganha nova empresa

O grupo de telecomunicações alemão-finlandês Nokia Siemens Networks (NSN), considerado um dos maiores fornecedores de infraestruturas de telecomunicações na América Latina, inaugurou ontem um novo centro tecnológico.

O mesmo ficará sediado dentro do Tecnoparque da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), no bairro Prado Velho. No local, já estão instaladas outras empresas que atuam com pesquisa e inovação tecnológica de ponta em diversas áreas.

“O objetivo do Tecnoparque é aproximar a comunidade acadêmica das empresas. No centro tecnológico da NSN, serão desenvolvidas pesquisas na área de telecomunicações. Foram quatorze meses de negociações para que o centro fosse instalado.

A PUC-PR teve, inicialmente, um investimento de R$ 5 milhões e a NSN entrará com o desenvolvimento de parcerias e projetos”, disse o pró-reitor da PUC-PR e diretor da Agência PUC Ciência, Tecnologia e Inovação, onde fica o Tenoparque, Robert Carlisle Burnett.

O novo centro irá gerar trezentos postos de trabalho direto -principalmente para engenheiros, tecnólogos e cientistas da computação – e 2 mil postos indiretos. Irá contar com o serviço de doutores e alunos de cursos de graduação, que poderão atuar como estagiários ou bolsistas de iniciação científica.

Eles irão se dedicar ao desenvolvimento de tecnologias, produtos, serviços e aplicações. “O centro, assim como tudo que faz parte do Tecnoparque, será um ambiente bastante propício à pesquisa”.

Graças a uma parceria com a prefeitura de Curitiba, as empresas que se instalam no Tecnoparque têm alguns benefícios fiscais. “A NSN tem operações em Curitiba desde 1974. A aproximação com a universidade é extremamente importante para que a empresa esteja sempre se atualizando em termos de conhecimentos e tecnologia e possa oferecer à comunidade acadêmica maior acesso à novidades tecnológicas”, disse o gerente de desenvolvimento da NSN, Márcio Machado.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo