Rio (AG) – Está chegando ao mercado brasileiro a segunda geração dos serviços de telefonia pela internet – conhecidos como Voz sobre IP ou simplesmente VOIP – que em sua fase inicial estavam voltados para as empresas. O alvo na nova safra de produtos e serviços são os consumidores residenciais: as ligações dependem de aparato tecnológico cada vez menor, se assemelham ao telefone convencional, chegam nas áreas que não têm internet e podem ser realizadas até mesmo por quem não tem computador. O atrativo é o mesmo: redução de até 90% nas contas, por causa das tarifas menores e ligações gratuitas entre usuários da mesma empresa.

continua após a publicidade

Um desses lançamentos deve ser feito ainda este mês, em São Paulo pela TVA, em parceria com a empresa Primeira Escolha, para pessoas que têm internet de banda larga. Trata-se de uma caixinha que, ligada a um aparelho de telefone comum de um lado e à internet de banda larga do outro, transforma o aparelho num telefone de internet com um número próprio que faz e recebe ligações para qualquer tipo de aparelho. O computador acaba se tornando dispensável.

A caixinha, batizada de Voice Line, deve chegar ao mercado ao preço de R$ 399 e não terá taxa de assinatura.

Na mesma linha, a operadora GVT já oferece a seus clientes a possibilidade de instalar em qualquer lugar do mundo uma linha de telefone que funciona, via internet de banda larga, como se estivesse em qualquer uma das oito seguintes cidades: Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre, Florianópolis, Brasília e Goiânia. Significa que alguém que more em Fortaleza e fale muito com Porto Alegre, pode ter na sua casa uma linha com o código 51, da capital gaúcha, e transformar os interurbanos em ligações locais.

continua após a publicidade

A Primeira Escolha já oferece em São Paulo e planeja expandir para outras regiões o Ligue 24, um serviço em que o cliente se cadastra, compra créditos pré-pagos monitorados por uma senha.

Até a Skype, uma das empresas pioneiras deste mercado, acaba de anunciar uma nova geração de serviços. É o Skype beta, que permitirá ao usuário ver na tela do computador, em tempo real, a imagem da pessoa com quem ele está falando, desde que as duas máquinas sejam equipadas com webcam.

continua após a publicidade

No sistema Skype, qualquer usuário de internet banda larga pode baixar gratuitamente um programa de computador pela internet, acoplar um fone e caixas de som ao seu computador e fazer ligações para qualquer tipo de telefone em qualquer lugar do mundo. Não há taxa de adesão e se a pessoa chamada também tiver baixado o programa Skype, a ligação é gratuita, vantagem também oferecida por, praticamente, todas as empresas nas ligações entre telefones voip mantidos pela mesma companhia.

Com um sistema muito parecido é usado pela Voxfone, uma espécie de versão brasileira da Skype, criada ano passada na cidade de Americana, interior de São Paulo. O cliente também baixa um programa e adquire créditos pré-pagos para ligar para qualquer telefone e conversar de graça com outros usuários do mesmo serviço.