Técnicos do Instituto de Pesos e Medidas do Paraná Ipem/PR fiscalizam, desde 5 de janeiro, instrumentos de medição e produtos vendidos no litoral. Os primeiros resultados apresentados pela Gerência de Pré-Medidos (Gemed) são positivos para o consumidor.
Foram verificados bloqueadores solar, óleos bronzeadores, repelentes, refrigerantes, sucos, preparados sólidos, pó para alimentos e cervejas. Não houve nenhuma reprovação, constatando que todos os produtos estão conforme as normas vigentes do Inmetro.
Já a Gerência de Fiscalização de Produtos com a Conformidade Avaliada (Gefis) fiscalizou brinquedos, fósforos, isqueiros, produtos têxteis, lâmpadas, mamadeiras, extintores, bebedouros elétricos e materiais elétricos e encontrou irregularidades. Das 115.519 unidades fiscalizadas 111.697 foram aprovadas, 158 foram apreendidas e 3.664 produtos têxteis estavam irregulares.
Roberto Tamari, gerente da Gefis, alerta o consumidor para ter cuidado na aquisição de produtos. Os que possuem o selo do Inmetro indicam que estão em conformidade com as normas exigidas e os produtos têxteis devem conter informações sobre a composição da peça, nome ou razão social da empresa ou importador, o país de origem, cuidados necessários para conservação e indicação de tamanho ou dimensão. Todas as informações da etiqueta devem estar descritas em português.
O Ipem, através da Gerência de Verificação Metrológica, também verifica instrumentos de pesar e medir, como balanças e bombas de combustíveis líquidos. Os trabalhos no litoral seguem até o próximo mês. Em caso de dúvidas, denúncias, sugestões ou reclamações o consumidor pode entrar em contato com a Ouvidoria do Ipem pelo fone 0800-645 0102.