Técnicos da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) chegam a Paranaguá, litoral do estado, hoje, para analisar algumas áreas que poderão receber o novo aeroporto da cidade. O projeto ainda está no papel e não existe data definida para início das obras.
A decisão de instalar um novo aeroporto em Paranaguá foi consenso entre a Secretaria Estadual de Transportes e a Anac, que começaram a discutir o assunto no final do ano passado. Segundo o chefe do departamento Hidroaéreo Ferroviário da secretaria, Germano Monteiro, os técnicos já fizeram levantamentos da cidade por meio de mapas e também dos ventos que predominam no local. Eles estarão na cidade até a próxima sexta-feira. ?Durante este período os técnicos vão verificar as condições de acesso dos locais possíveis para a instalação do aeroporto, além das condições operacionais e ambientais?, informou.
Dois locais poderão abrigar o novo aeroporto: uma área próxima ao Porto de Paranaguá (na região de Ipocuí), e outro próximo à rodovia que dá acesso à Praia de Leste, em Pontal do Paraná. ?Em princípio imaginamos essas áreas, mas pode ser que eles já tenham outras em mente. Instalar um aeroporto no litoral é mais simples do que em outras regiões, pois as condições climáticas ajudam, além da pista, que pode ser mais curta?, comentou.
Tudo ainda está em fase inicial. Segundo Monteiro, depois da escolha do local é preciso conseguir a licença ambiental. Somente depois disso é que pode-se pensar em um projeto de engenharia.