O Tribunal de Contas da União (TCU) informou que recomendou que à Eletrobrás e à Eletronorte e às subsidiárias das duas estatais que passem a promover licitação para contratar fornecedores de combustíveis fósseis para as usinas termelétricas do sistema isolado.
De acordo com nota distribuída pela assessoria do tribunal, o ministro Augusto Nardes entende que a licitação permite a escolha da proposta mais vantajosa. Isso, diz o ministro, permitiria a redução das despesas com as compras de combustíveis para as termelétricas da Região Norte do País.
Ao Ministério de Minas e Energia o TCU, segundo sua assessoria, recomendou a elaboração de estudos visando a redução dos preços dos combustíveis utilizados nas termelétricas dos sistemas isolados. A nota informa ainda que o TCU fará levantamento na Petrobras para analisar a possibilidade de fiscalização dos atos de gestão na estatal, especificamente em relação aos cortes e à redução no fornecimento de gás natural nos Estados do Rio de Janeiro e de São Paulo.