O ministro do Planejamento, Nelson Barbosa, disse ser preciso elevar a taxa de investimento do Brasil e que os índices atuais são insuficientes para a recuperação do crescimento. Barbosa disse que a taxa de investimentos na área de máquinas e equipamentos no País está próxima às principais economias da América Latina e às demais economias em desenvolvimento, mas que o cenário não se repete quando o assunto é construção civil.
“Em construção civil, estamos investindo menos do que países com renda similar. É preciso aumentar a taxa de investimento em construção civil, especialmente em infraestrutura”, declarou Barbosa. “Precisamos aumentar a competitividade da nossa economia”, concluiu. De acordo com ele, uma infraestrutura de qualidade é “fator essencial do aumento da competitividade”. O ministro argumentou que com as melhorias em infraestrutura as empresas poderão exportar mais e até mesmo concorrer em melhores condições no mercado interno.
Ele citou como os grandes beneficiados os setores agropecuário, industrial e aeroportuário. Nessas áreas, a demanda aumentou significativamente nos últimos anos. “Esses investimentos têm demanda. Há grande demanda por melhor infraestrutura no Brasil”, disse Barbosa. O valor total previsto no pacote de concessões anunciado hoje é de R$ 198,4 bilhões.