Taxa de desemprego da OCDE fica estável em 8,8%

A Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) informou que a taxa de desemprego harmonizada em seus 30 países membros ficou em 8,8% em dezembro de 2009, estável em relação a novembro e outubro, mas 1,8 ponto porcentual maior do que em dezembro de 2008.

Segundo a OCDE, a taxa de desemprego na zona do euro subiu para 10% em dezembro, de 9,9% em novembro. Na União Europeia, a taxa aumentou para 9,6%, de 9,5%. No entanto, o desemprego nos EUA ficou em 10% pelo segundo mês seguido e, no Japão, caiu para 5,1%, de 5,2%. Dados disponíveis para janeiro até agora indicam que a taxa de desemprego diminuiu para 9,7% nos EUA, enquanto no Canadá recuou 0,1 ponto porcentual, para 8,3%.

Na Alemanha, onde medidas do governo evitaram um crescimento do desemprego durante a crise, a taxa ficou em 7,5% pelo terceiro mês seguido em dezembro. O desemprego na França também ficou estável, em 10%.

A Espanha registrou a maior taxa de desemprego entre os membros da OCDE. O país, que entrou em recessão por causa do colapso do setor de construção, viu a taxa de desemprego subir para 19,5% em dezembro, de 19,4% em novembro.

Os países membros da OCDE incluem a maior parte das economias desenvolvidas do mundo – como EUA, Japão e zona do euro -, mas não incluem grandes economias emergentes – como China, Índia e Brasil -, que passaram pela crise econômica mundial de forma mais tranquila. As informações são da Dow Jones.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo