A Irlanda ainda não pediu formalmente ajuda financeira à União Europeia, mas anunciou que irá fazê-lo, disse o ministro de Finanças da Alemanha, Wolfgang Schaeuble, neste domingo. Em entrevista à rede de televisão alemã ZDF, Schaeuble disse que os números concretos sobre o tamanho do resgate ainda não foram dados. “Estamos em meio às negociações”, disse ele.
Com o resgate à Irlanda, “não estamos defendendo um membro específico (da UE), e sim a estabilidade de nossa moeda comum”, disse Schaeuble. Ele acrescentou que a Irlanda precisará cumprir critérios rígidos para receber o resgate. Esses critérios serão negociados nos próximos dias, disse ele.
O ministro alemão acrescentou que, se as respostas corretas para os problemas da Irlanda forem encontradas agora, existe uma grande chance de que não haja um contágio dos outros países.
Um diplomata afirmou à agência AFP que os ministros de Finanças da UE olharam “favoravelmente” neste domingo para um pedido de ajuda financeira da Irlanda e disseram que estão prontos para usar um grande fundo criado no primeiro semestre para socorrer Dublin. As informações são da Dow Jones.