Brasília (AE) – A TAM elevou para quase 60% sua participação no mercado de rotas internacionais em setembro. No mesmo mês do ano passado, a companhia aérea – que está se consolidando na liderança entre as empresas nacionais – tinha cerca de 20% do mercado. A Varig, apesar de uma drástica redução de operações desde a crise financeira que a levou a ser vendida para a ex-subsidiária VarigLog, continuou com a segunda maior fatia dos vôos ao exterior, registrando 19,1% de participação. Em setembro de 2005, o porcentual da Varig era 75,3%.
A fotografia do mercado de aviação do país foi divulgada ontem pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Para o especialista Paulo Bittencourt Sampaio o dado mais preocupante é a continuada redução de participação da Varig no mercado internacional. Como a Anac está impedida pela Justiça de redistribuir as rotas internacionais que a Varig não está operando, os usuários são os maiores prejudicados. ?A lacuna da Varig no mercado doméstico está sendo coberta pelas outras empresas, mas no internacional a situação está cada vez mais dramática?, comentou Sampaio.
No plano nacional, a TAM passou a deter 51,6% do mercado em setembro, enquanto a Gol atingiu 36,1%. Em setembro de 2005, as participações eram, respectivamente, 40,8% e 27,4%. A Varig detinha uma fatia de apenas 4,3% do mercado doméstico no mês passado, ante 24,2% um ano atrás.
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