As vendas reais nos supermercados cresceram 1,94% em março na comparação com o mesmo mês do ano passado, segundo divulgou nesta manhã a Associação Brasileira de Supermercados (Abras). Em relação a fevereiro deste ano, o faturamento dos supermercados avançou 9,28%. No trimestre, as vendas aumentaram 2,79% em relação ao ano passado. Os números estão deflacionados pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

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Segundo a Abras, o crescimento das vendas em março ante fevereiro se explica pelo efeito calendário, pois são 31 dias ante 28 no segundo mês do ano. Já a comparação dos três primeiros meses de 2011 do faturamento dos supermercados foi impactada negativamente pelo efeito sazonal da Páscoa. Em 2010, a data ocorreu no início de abril (dia 4), puxando as vendas de março. Neste ano, os consumidores concentraram as compras de Páscoa em abril, já que a data aconteceu no final do mês (dia 24).

“Descontados os efeitos sazonais, o resultado de março continua em linha com a tendência demonstrada no segundo semestre de 2010 mostrando ligeira desaceleração e estabilização nesse patamar”, informa a associação. De acordo com a Abras, para abril a tendência é de recuperação do crescimento do faturamento aos níveis do dois primeiros meses do ano, quando as vendas reais acumulavam alta de 3,2%.

O valor da cesta de 35 produtos considerados de largo consumo, como alimentos, limpeza e beleza, medido pela empresa de pesquisas GfK, apresentou queda de 0,43% nos preços em março ante fevereiro, para R$ 297,39. Já na comparação com março de 2010, o valor da cesta avançou 8,35%.

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Os produtos com maiores altas em março ante fevereiro foram cebola (22,56%), batata (17,94%) e tomate (11,93%). As maiores quedas no período ficaram com biscoito maisena (-4,22%), pernil (-3,95%) e feijão (-3,53%).