Levantamento realizado pelo Departamento de Economia e Pesquisa da Associação Brasileira de Supermercados (Abras) mostra que 85% dos supermercadistas acreditam que as vendas da Páscoa 2012 serão superiores às de 2011 e apenas 15% apostam em vendas no mesmo patamar do ano anterior.
A Pesquisa de Páscoa, realizada anualmente pela entidade nacional do setor, aponta que os supermercados esperam crescimento de 11,1% nas vendas de produtos de Páscoa este ano, em comparação com 2011. A época é considerada o segundo melhor período em vendas para o setor, em todo o ano.
“A pesquisa apontou que o setor não acredita em queda de vendas nesta Páscoa em relação ao ano anterior. Isso mostra o nosso otimismo, como supermercadistas, que apostamos em uma mesa farta para o consumidor brasileiro neste período”, afirma o presidente da Abras, Sussumu Honda.
Todos os produtos pesquisados tiveram aumento de encomenda pelos supermercados junto aos fornecedores: bacalhau (11,3%), refrigerantes (10,4%), ovos de Páscoa (9,4%), azeites (8,8%), peixes em geral (8,0%), cervejas (6,0%), chocolates em geral (5,2%), vinhos nacionais (2,2%), vinhos importados (2,2%), importados em geral (1,8%) e colomba pascal (1,7%).
Já na comparação de preços com a Páscoa de 2011, todos os produtos pesquisados tiveram aumento de preço, tendo as cervejas apresentado maior alta (7,7%), seguidas por refrigerantes (5,9%), ovos de Páscoa em geral (5,9%), chocolates em geral (4,0%), colomba pascal (3,4%), peixes em geral (3,2%) e vinhos nacionais (2,6%). No segmento de importados, o bacalhau foi o item que teve maior aumento de preço (1,5%), em relação a 2011, seguido pelos azeites (0,8%). Importados em geral e vinhos importados apresentaram alta nos preços de 0,9% e 0,8%, respectivamente.
Paraná
O setor supermercadista paranaense, representado pelas grandes redes do Estado, mais uma vez projeta crescimento acima da média nacional. De acordo com informações passadas pelo Supermercado Condor, por exemplo, as vendas vão ter um aumento de 20%, comparado com o mesmo período do ano passado. Para alcançar a meta, o departamento comercial conta com um mix de 300 itens e garante os melhores preços, assim como a facilidade de pagamento – parcelamento em até 10x sem juros.
Já na rede Wallmart, Big e Mercadorama, para esse ano, a expectativa das lojas é que as vendas sejam 20% maiores que as do ano passado. Além de chocolate, pescados, azeites e vinhos são outros produtos que estão tendo seus estoques reforçados para a Páscoa. Nas unidades Sam’s Club de Curitiba também os sócios-clientes têm a opção de adquirir chocolates importados com ampla variedade.
A rede Super Muffato espera para a Páscoa 2012 um aumento de 15% nas vendas e, segundo o gerente do departamento de mercearia da rede, Sandro Batista, para atingir a meta as lojas estão trabalhando com novas marcas e lançamentos.
Com informações da Apras.