Rio  – Os supermercados têm muito potencial para aumentar o saldo da balança de exportações brasileiras. Com remessas de carnes, camarão, frutas e até liquidificadores, panelas, ferramentas e artesanato, as grandes redes no país ? Pão de Açúcar, Carrefour e Wal-Mart ? encontraram esta arma para engordar o faturamento.

O programa se fortalece com o aumento da produtividade e a melhoria da qualidade dos produtos. Através de parceiros, o Carrefour já exporta duas mil toneladas de camarão, produzido no Rio Grande do Norte. Este ano iniciou a remessa de carne bovina. O produto tem a garantia de origem do gado das fazendas da empresa em Mato Grosso, que reúnem 70 mil cabeças.

“Com o reconhecimento da qualidade de nossa produção no exterior, o Carrefour espera aumentar o valor de negócios exportados de US$ 12 milhões, em 2002, para US$ 20 milhões este ano. Recentemente, a rede mandou 20 contêineres de uvas do Nordeste para a Ásia e aguarda novos contratos. Já vendeu limão para a Europa e foram acertadas remessas de manga, melão e melancia.

“O que importa agora não é volume, mas a valorização dos produtos brasileiros e a vantagem dos preços. Temos um mercado de grande potencial no exterior” explicou Arnaldo Eijsink, diretor de agronegócios da rede.

Os artigos estão sendo enviados, através de uma trading, para os supermercados Carrefour na Europa, mas poderão chegar às nove mil lojas no mundo. Mas, segundo Eijsink, a procura poderá triplicar a partir de junho do ano que vem, quando haverá uma feira internacional de produtos brasileiros, na França.

A rede Pão de Açúcar também incrementou as exportações com a reativação de sua trading para o desenvolvimento do programa “Exporta Pão” em setembro do ano passado. Em parceria com pequenos e médios fornecedores, a empresa pretende levar seus produtos para os supermercados no exterior. A porta de entrada são as lojas da rede francesa Casino, sócia do grupo, com sete mil lojas em 11 países.

A empresa já exporta para Argentina, Uruguai, Venezuela e França. A lista inclui panelas e utilidades da Panex, talheres e panelas da Tramontina, cerveja Cintra, brinquedos e frango. A próxima etapa será de venda de tanquinhos de lavar roupa e ferramentas para Angola.

A gigante Wal-Mart agilizou as exportações com os produtos de marca própria. A lista inclui cerca de 30 itens que já chegaram às lojas da rede em sete países, entre eles, EUA, Argentina e Porto Rico. A lista inclui eletroeletrônicos e móveis.

A Sendas, líder do setor no Rio, exporta 80% do café produzido no Sul de Minas para quatro países da Europa, e para Japão e EUA.

continua após a publicidade

continua após a publicidade