Supermercados apostam em novidades

Rio – Após oito meses de retração de vendas, as indústrias de alimentos e de produtos de higiene e limpeza do País apostaram na recuperação no último trimestre do ano. Com essa expectativa otimista, não pouparam recursos para criar novos produtos, que chegam este mês às prateleiras dos supermercados. O palco de lançamentos é a 37.ª Expo Abras, a Convenção Nacional de Supermercados, que será aberta amanhã pelo presidente Lula, no Riocentro.

O encontro reunirá até quinta-feira 500 empresas expositoras brasileiras e estrangeiras. Os negócios feitos com os varejistas deverão totalizar R$ 9 bilhões, segundo estimativa conservadora da Associação Brasileira de Supermercados (Abras).

O chamariz nos estandes serão as novidades das indústrias. Entre elas, o biscoitão Trakinas, para a merenda infantil, da Kraft, e o arroz Blue Ville, com ferro, indicado para anemia, da Santa Lúcia. De olho no Natal, a Dona Benta oferecerá a mistura para bolo de nozes e castanhas.

A Kibon, do grupo Unilever, está com 15 lançamentos para o Verão 2004. Um deles é o Chocotoast, sanduíche de chocolate com sorvete. No setor de limpeza, a Unilever apresentará o detergente em pó Brilhante com cristais de alvejante, que tornam a roupa mais branca.

– Não paramos neste momento de retração. Com inovações nos preparamos para a recuperação – disse José Stanislau do Amaral, diretor de assuntos corporativos da Unilever, que aplicou R$ 600 milhões em lançamentos este ano e deve faturar R$ 8 bilhões – 10% a mais que em 2002.

A Procter&Gamble investe em embalagens mais econômicas para se adequar à realidade do consumidor com o poder de compra achatado. Em outubro, as lojas receberão o Megapacotão com 54 fraldas Pampers, em oferta por R$ 22,60. A Perdigão estará na Expo-Abras com um estande de 600 metros quadrados, onde o destaque será a a nova linha proteína vegetal, com cinco produtos, à base de soja. – Com a inflação, os juros e o dólar em queda, a retomada está começando – previu Ricardo Menezes, diretor da Perdigão.

A Kraft já fez sete inovações na linha de produtos este ano e na Expo Abras mostrará mais dez lançamentos. A lista inclui o suco Maguary com leite vitaminado, o suco light pronto e a gelatina misteriosa.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo