Supermercados ampliam redes no Paraná

Satisfeitos com o crescimento do setor em 2007 – que foi cerca de 7% maior que em 2006 – os supermercadistas do Paraná estão investindo em ampliações de lojas e construção de novas unidades. Só nos primeiros meses deste ano, pelo menos três grandes redes devem iniciar projetos para a extensão das marcas. Na avaliação da Associação Paranaense de Supermercados (Apras) o cenário faz parte de um processo natural da expansão do consumo e demanda de mercado.

A rede de supermercados Condor irá investir R$ 50 milhões em 2008. Entre os projetos estão a construção, em Curitiba, de um hipermercado na Avenida das Torres e um supermercado no bairro Xaxim; e de outra unidade em Campo Largo. Também, a ampliação das lojas de Ponta Grossa e Araucária. A meta do Condor é chegar a dez novas lojas no Paraná até o final do ano. De acordo com o fundador e presidente do grupo, Pedro Joanir Zonta, em 2007 o faturamento das lojas atingiu perto de R$ 925 milhões, com um crescimento de 14% em relação ao 2006.

Com a ampliação, Zonta espera repetir o crescimento em 2008. Ele não descarta a possibilidade de investir em outros estados, como Santa Catarina e interior de São Paulo, porém, esse seria um projeto para longo prazo. ?Nossa meta ainda é fortalecer a marca no Paraná, e só vamos para outros centros se aparecer uma outra rede que nos dê base?, confirmou.

O retorno da primeira loja fora de Santa Catarina deu tão certo, que o grupo Angeloni já anunciou a construção da segunda unidade em Curitiba. O supercenter ocupará uma área de 14,5 mil metros quadrados no bairro Bigorrilho, e receberá investimentos na ordem de R$ 40 milhões. Apesar de não ter previsão do início das obras, o presidente executivo do grupo, Roberto Angeloni afirma que a intenção é inaugurar a loja ainda este ano. Segundo ele, a escolha de Curitiba para a construção da vigésima loja do grupo é estratégica. ?É o principal mercado teste/conceito do País, além dos indicadores socioeconômicos serem muito sólidos e em evolução?, disse.

A rede Wal-Mart anunciou que irá investir R$ 1,2 bilhão na expansão da rede no Brasil em 2008. O investimento, divulgado no final do ano passado pelo presidente do Wal-Mart Brasil, Vicente Trius, seria para a construção de 36 novas lojas e um centro de distribuição, além de reforma das unidades existentes. No entanto, no início deste ano o grupo deu início a uma concorrência nacional para a construção e ampliação de unidades em 47 cidades brasileiras, sendo que no Paraná estão incluídos projetos em Curitiba, Ponta Grossa, Londrina e Maringá. O Muffato também está ampliando, e ainda neste semestre começa a construir uma nova loja no bairro Tarumã, em Curitiba.

Apras considera que o crescimento do setor é natural

Na avaliação da Associação Paranaense de Supermercados (Apras) a expansão das redes varejistas no Paraná faz parte de um processo de crescimento natural. ?Nos anos de 2003 e 2004 vários hipermercados foram construídos em Curitiba e novas unidades no interior. A partir daí o mercado se acomodou e agora é natural que volte a crescer?, avaliou o superintendente da entidade, Valmor Rovares.

Apesar do grande volume de lojas – em 2006 eram 2.643 no Paraná, das quais, 856 em Curitiba e região metropolitana – Rovares entende que sempre há espaço para novos empreendimentos, e quem ganha com essa concorrência é o consumidor. A relação do número de lojas instaladas no Paraná até 2006 representava um supermercado (cerca de 20 mil itens) para cada 3.883  habitantes, e um hipermercado (cerca de 40 mil itens) para cada 244.330  habitantes. Em Curitiba e região a relação era de um supermercado para 3.809 habitantes, e um hipermercado para 141.790 habitantes. (RO)

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