O superávit em conta corrente do Japão caiu 42,% em julho em relação ao mesmo mês do ano interior, com a balança de bens e serviços tornando-se deficitária, anunciou na manhã de quinta-feira (hora local) o Ministério das Finanças do país asiático. O superávit em conta corrente, o mais amplo indicador das relações comerciais do Japão com o resto do mundo, ficou em 990,2 bilhões de ienes em julho antes do ajuste sazonal, segundo o ministério.

continua após a publicidade

O resultado ficou aquém da mediana das previsões, que era de queda de 31,8% em termos anuais, segundo analistas consultados pela Dow Jones e pelo Nikkei. Trata-se da quinta queda consecutiva nos meses que se seguiram ao terremoto seguido de tsunami de 11 de março no Japão. Segundo os dados do governo, as exportações japonesas caíram 2,3% em julho, enquanto as importações aumentaram 13,6%.

O governo japonês também anunciou que houve queda de 8,2% nas encomendas de maquinaria em julho, acima da mediana das previsões, que era de queda 4,0% em relação a junho. Foi a primeira queda das encomendas de maquinaria do Japão em três meses. As informações são da Dow Jones.

continua após a publicidade