Três seminários promovidos pela Delegacia Regional do Trabalho (DRT) e Federação da Agricultura no Paraná (Faep) sobre legalização do trabalho no campo e criação de condomínios de empregadores rurais estarão acontecendo, no início da próxima semana, em Palmas (Região Sul), Francisco Beltrão e Pato Branco (ambas no Sudoeste). Os eventos são destinados aos representantes dos empresários e dos trabalhadores rurais e objetivam ajudar a DRT a atingir a mais importante meta da área de Inspeção do Trabalho para este ano: reduzir a informalidade no campo.
O primeiro seminário acontece em Palmas, na segunda-feira (dia 7), com a participação do delegado regional do Trabalho, Geraldo Serathiuk. Os demais estão agendados para o dia seguinte (terça-feira) e serão conduzidos pelos auditores fiscais do Trabalho Anderson Moura, Geraldo Maccarini e Francisco Carlos Padilha. Moura falará sobre as normas gerais do consórcio de produtores rurais, enquanto Maccarini e Padilha abordarão os temas relacionados à legalização e fiscalização do trabalho rural.
Os seminários, que começaram em abril, serão encerrados nesta semana. Eles já foram realizados em Paranavaí, Guarapuava, Toledo, Umuarama, Carambeí, Londrina e Santo Antonio da Platina. Mais de 1,3 mil empregadores já participaram dos encontros.