Suécia vê necessidade de recapitalizar bancos europeus

O ministro de Finanças da Suécia, Anders Borg, disse hoje que existe uma “clara necessidade” de recapitalizar os bancos europeus. A declaração foi dada após ele sair de uma reunião do Conselho de Assuntos Financeiros e Econômicos da Europa (Ecofin), que realiza um encontro na Polônia.

“O Fundo Monetário Internacional (FMI) disse muito claramente: o sistema bancário europeu precisa de um respaldo melhor”, comentou Borg. O ministro também afirmou que a Itália enfrenta problemas de dívida e que o país precisar gerar superávit primário.

No segundo dia do encontro na Polônia, os ministros de Finanças da União Europeia (UE)discutiram também uma proposta da Alemanha e da França de implementar um imposto sobre transações financeiras no bloco – projeto que enfrenta resistência do Reino Unido e dos Estados Unidos.

O ministro de Finanças da Bélgica, Didier Reynders, afirmou que as conversas sobre esse tema são “muito difíceis” e que talvez a zona do euro tenha de implementar o imposto sozinha, sem os outros países que fazem parte da UE mas não usam a moeda comum europeia.

A Suécia está nessa situação e, segundo Borg, não deve implementar o imposto financeiro. Ele afirmou que, de acordo com a experiência do país, tal cobrança poderia prejudicar os mercados europeus se não for universal. As informações são da Dow Jones.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna