Norman Arruda, da FGV:
resultados imediatos.

continua após a publicidade

O jornal O Estado do Paraná apresenta uma novidade na próxima quarta-feira. Trata-se do primeiro fascículo da coleção ?Sucesso profissional – De empregado a cobiçado pelo mercado?, resultado da parceria entre o jornal e o Isae-FGV. Ao todo, serão quatro fascículos, encartados no jornal a cada quarta-feira, até o final do mês. Com o suplemento, o objetivo é apresentar ao leitor, através de linguagem fácil e abrangente, dicas sobre como construir uma carreira sólida, como melhorar seus negócios, particularidades do mercado de trabalho e outros assuntos relacionados ao tema.

 ?Não é um trabalho que tem a pretensão de provocar reflexões profundas, mas de aplicações imediatas?, explicou o diretor-superintendente do Isae-FGV, Norman de Paula Arruda Filho. Entre os assuntos abordados, o diretor-superintendente destaca maneiras de melhorar os negócios, processos de capacitação, a necessidade de ter sucesso profissional. ?Tudo isso é apresentado de forma extremamente leve, sem terminologias complicadas. Também são apresentados exemplos práticos, colhidos no dia-a-dia das organizações, sejam elas pequenas ou grandes?, comentou.

De acordo com Arruda Filho, pela forma como os assuntos são abordados, o público-alvo é formado tanto por estudantes universitários, como por aqueles que estão iniciando a carreira, tentando entrar no mercado profissional e até por quem já está empregado e quer ter a carreira assegurada dentro da empresa. ?Procuramos não fazer algo complicado, que limitasse o público-alvo?, explicou.

continua após a publicidade

Para o diretor-superintendente do Isae-FGV, a publicação dos fascículos é bastante oportuna, uma vez que falta capacitação por parte dos profissionais. ?Hoje há vários setores da economia em que há vagas abertas, mas não existe gente para ocupar?, apontou. ?Falta formação. É preciso que as pessoas busquem o processo de capacitação, de aperfeiçoamento. O processo de aprendizagem tem de ser contínuo.?

Arruda Filho destacou ainda o surgimento de novas tecnologias, que exigem, inclusive, permanente capacitação. ?Com as novas tecnologias, apareceram também novos processos de relacionamento. Através da internet, por exemplo, você fica conectado com o mundo e hoje é preciso saber como estabelecer um networking internacional, estabelecer links com outros?, afirmou.

Oito páginas

continua após a publicidade

De acordo com o consultor de empresas e professor do Isae-FGV, Luciano Salamacha, autor das matérias e dicas dos fascículos, a linguagem adotada é simples e abrangente. ?É um texto que não exige uma explicação seqüencial?, esclareceu.

Segundo Salamacha, os suplementos contemplam as quatro fases que os profissionais galgam. No primeiro fascículo, que circula na próxima quarta-feira, dia 10, o tema é ?Capacitando-se para a mudança – Dúvidas para quem está iniciando uma carreira profissional?.

?No primeiro fascículo, a gente aborda basicamente o ingresso no mercado de trabalho, que envolve os recém-formados, aqueles que sonharam com uma carreira, mas que não tiveram o retorno esperado?, adiantou Salamacha. ?Nem sempre tirar 10 na sala de aula é garantia de sucesso?, afirmou, acrescentando que esta fase conta inclusive com denominação própria: pânico da realidade.

Na seqüência, será mostrado o quanto alguns jovens profissionais perdem oportunidades porque fogem de desafios. ?Muitos fazem o que patrão gosta e não o que têm capacidade para fazer?, explicou Salamacha. Para concluir, o fascículo aborda a dosagem entre ser flexível e ser persistente ao mesmo tempo.

No segundo fascículo, ?Conquistando o apoio dos colegas?, o tema é a dificuldade no mercado de trabalho, a competitividade entre colegas. No terceiro, ?Construindo o caminho do sucesso?, a abordagem é a gestão de pessoas no ambiente de trabalho, e o quarto e último, ?Consolidando uma carreira vitoriosa?, mostra as estratégias para que o profissional continue crescendo. Cada fascículo é composto por oito páginas.