A Star Alliance está tentando atrair a TAM para fazer parte da aliança global de empresas aéreas, em substituição à Varig, que deixou o grupo em abril. Segundo o presidente da Star Alliance no Brasil, Carlos Antunes, a TAM está mais próxima da Star Alliance.
"Existe interesse da Star Alliance em ter um parceiro no Brasil. Assim como existe interesse em trabalhar com a TAM", diz Antunes. Segundo ele, a TAM reúne as condições mais propícias para aderir à Star Alliance por causa de sua atuação internacional. Além disso, ele disse que a empresa fechou recentemente acordos de compartilhamento de assentos com a portuguesa TAP, a norte-americana United Airlines e a alemã Lufthansa, todas integrantes da aliança.
A TAM informa que ainda não decidiu se vai aderir a algum grupo global de companhias aéreas, mas admite que foi "flertada" por todos os existentes. A empresa acrescenta que a sua estratégia tem sido a de firmar acordos bilaterais. Em menos de um mês, foram quatro, incluindo uma parceria com a chilena LAN, que pertence à aliança Oneworld.
Sobre a Gol, o presidente da Star Alliance no Brasil disse que alguns limitadores impedem a imediata adesão da empresa, a começar pelo fato que sua atuação internacional está concentrada na América Latina. Além disso, seu sistema de reservas não se conecta com os dos membros da Star Alliance.