Standard & Poor?s eleva classificação do Brasil

São Paulo – A Standard & Poor?s (S&P) elevou o rating de crédito soberano de longo prazo em moeda estrangeira do Brasil de BB para BB+ (um degrau). É a segunda agência de classificação de risco que melhora a nota de investimento do Brasil. Na quinta-feira da semana passada, a Fitch elevou a classificação de longo prazo em moeda local e estrangeira do País de BB para BB+.

Já a S&P elevou o rating da dívida de longo prazo em moeda local do País de BB+ para BBB (dois degraus). O rating de crédito de curto prazo em moeda estrangeira foi elevado de B para A3. O rating da dívida soberana de curto prazo em moeda local foi mantido inalterado em B. A perspectiva para os ratings de longo prazo permanece positiva. O rating do Brasil em escala local foi elevado de brAA+ para brAAA e sua perspectiva é estável.

A S&P também elevou sua avaliação de transferências e conversibilidade do Brasil de BBB- para BBB. ?Segundo a analista de crédito Lisa Schineller, da S&P, as elevações dos ratings soberanos de longo prazo do Brasil, tanto em moeda local como em moeda estrangeira, e a manutenção da perspectiva positiva, refletem o declínio contínuo das vulnerabilidades fiscais e externas do País e a expectativa de que o governo Lula permaneça comprometido com uma redução ainda maior dessas vulnerabilidades durante seu segundo mandato.

?O compromisso demonstrado pelo governo com a pragmática independência operacional do Banco Central e com uma política fiscal calibrada para manter a relação dívida/PIB numa tendência de declínio é apoiada por uma base de apoio ampla entre os partidos políticos?, acrescentou.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo