A Standard & Poor’s manteve o rating de longo prazo da Grécia, em moeda estrangeira, em B-, com perspectiva estável. A nota de curto prazo também foi mantida em B.
“Nós acreditamos que a economia grega está gradualmente se reequilibrando, como se reflete na recuperação das exportações de serviços e na notável consolidação orçamentária, que mostra alguma melhora na competitividade e na capacidade institucional”, afirmou a agência de classificação de risco, em comunicado.
A visão estável reflete o compromisso com ajustes fiscais e estruturais em meio a um ambiente politicamente desafiador para fazer isso.
Mesmo assim, a agência de classificação de risco alertou que a dívida geral do governo e a dívida externa permanecem elevadas. A dívida externa foi estimada em torno de 400% das atuais receitas na conta corrente de 2014, sendo que metade do estoque da dívida externa é de curto prazo.
A projeção da S&P para o Produto Interno Bruto (PIB) é de uma recuperação gradual no crescimento entre 2014 e 2017 e a agência prevê uma redução nas tensões sociais, agora que o principal da consolidação fiscal já passou e as condições de crescimento mostram melhoras.