A agência de classificação de risco Standard & Poor’s (S&P) informou hoje ter confirmado o grau de investimento para o Estado do Rio de Janeiro, na primeira avaliação anual da agência desde que o Estado recebeu essa nota, em 2010. O nível alcançado pelo Estado é de BBB- na escala global e AAA (chamado triple A), na escala nacional.

continua após a publicidade

Segundo relatório da S&P, a decisão foi tomada devido à administração técnica dada às finanças estaduais que, entre outros indicadores, proporcionou a redução do endividamento do Estado dos 200% registrados em 2002 para 125% no ano passado, com previsão de alcançar 116% já em 2011.

“A análise das contas do Estado do Rio de Janeiro demonstra estabilidade e baliza a expectativa de continuação do fortalecimento dos indicadores fiscais e financeiros frente a agenda de melhoria da infraestrutura local e das condições sociais”, informa texto da agência.

Ainda de acordo com a avaliação da S&P, “a forte economia do Rio continua a dar suporte ao grau de investimento, com o PIB per capita estimado chegando a ser 25% maior do que o PIB per capita nacional”. Também são citadas como referência, a capacidade da equipe técnica estadual, a solidez institucional do Estado e a diversificação da economia fluminense.

continua após a publicidade