As eleições na Índia e as decisões do novo governo podem decidir se o país continuará como grau de investimento, afirmou a Standard & Poor’s, em relatório publicado hoje. “Em nossa opinião, reformas estruturais são essenciais para a Índia retornar a um crescimento econômico mais saudável, superior a 6% em uma base sustentável, e para estimular os investimentos”, escreveu a agência de classificação de risco. Atualmente, a S&P avalia a Índia com nota BBB-, com perspectiva negativa.
As eleições na Índia, com mais de 800 milhões de eleitores, começaram no início deste mês, mas o processo foi dividido em uma série de fases e o resultado final só será divulgado em 16 de maio.
O analista de crédito da S&P Kim Eng Tan disse que, devido ao atual cenário político no país, nenhum partido deve alcançar a maioria absoluta. “Um importante fator será o quão fragmentado o governo será. Quanto mais partidos envolvidos na próxima coalizão, mais provavelmente as políticas serão incoerentes e menos positivas para os atributos de crédito.”
Para o analista de crédito corporativo da S&P Abhishek Dangra, os setores de infraestrutura, eletricidade, metais e mineração e petróleo são os mais expostos aos riscos de políticas do governo. O analista também lembrou que um mandato “decisivo” poderia criar um ambiente de resolução acelerada dos gargalos do país e melhorar os investimentos do setor privado.