SP discutirá opções para JBS de Presidente Epitácio

O governo do Estado de São Paulo pode discutir alternativas para a reabertura da unidade do JBS em Presidente Epitácio, no interior de São Paulo, disse o deputado Paulo Pereira da Silva (PDT-SP), o Paulinho, presidente da Força Sindical. Ele se reuniu hoje com o governador Geraldo Alckmin (PSDB) para discutir a questão. O frigorífico foi desativado no dia 1º de setembro e 1.200 funcionários foram dispensados.

Na época do anúncio do fechamento, a companhia argumentou que a suspensão do abate na unidade se deu devido à ineficiência fiscal do Estado. São Paulo cobra ICMS dos bois que chegam do Centro-Oeste e não permite compensação de crédito concedido em outros Estados, segundo a empresa. A Secretaria da Fazenda paulista disse que o grupo teve impugnados diversos créditos de ICMS decorrentes de compra e transferência de carnes, que se traduziram em débitos fiscais e essa situação determinou a suspensão das devoluções dos créditos e ICMS acumulados.

De acordo com o parlamentar, o governador sinalizou que pode discutir “individualmente” a situação da unidade, mas ainda não ficou acertado quais alternativas seriam dadas à empresa para reabrir o frigorífico. Na próxima semana, ambos voltam a se reunir para discutir a questão. “Há margem para negociação. Caso contrário, continuaremos a pressionar o governo para que encontre alternativas para a unidade”, afirmou Paulinho. Participaram do encontro o secretário da Fazenda, Andrea Calabi, e o presidente da Federação dos Trabalhadores da Alimentação do Estado de São Paulo, Melquíades de Araújo.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna