Sonae começa obras do shopping

A empresa Sonae Imobiliária, integrante do grupo Sonae (que inclui o Sonae Industrial – Tafisa – e o Sonae Distribuição, proprietário das redes de supermercados BIG e Mercadorama, no Paraná), começa, neste mês de julho, o trabalho de terraplanagem do seu mais novo empreendimento no Estado: o Shopping Parque Jockey, junto ao Jockey Club do Paraná , às margens da BR 116. “Pretendemos, na Segunda quinzena de agosto, fazer o lançamento do empreendimento”, disse ontem João Miranda de Souza Júnior, Diretor de Desenvolvimento.

O investimento da Sonae Imobiliária no empreendimento chega a R$ 140 milhões, valor que sobe para R$ 180 milhões quando acrescido dos investimentos que serão feitos pelas 283 lojas que vão integrar o shopping, 13 das quais âncoras (as negociações estão adiantadas com empresas como C&A, Riachuelo, Renner, BIG, Centauro, Dpascoal, entre outras). “A primeira fase, de construção, vai dar emprego para cerca de duas mil pessoas. Depois, quando o shopping estiver funcionando, serão quatro mil novos empregos”, acentua João Miranda.

A possível saturação do mercado curitibano com o crescimento no número de shoppings centers não preocupa o executivo. Segundo ele, o Shopping Parque Jockey será “um centro regional de compras”, que vai atender não apenas a capital (a previsão é de apenas 20% da clientela do empreendimento será oriunda da capital), mas, principalmente a região metropolitana de Curitiba e inclusive cidades próximas, como é o caso de Joinville, em Santa Catarina. “Teremos um empreendimento diferenciado, com área total de …… da qual 20% será destinada a lazer, 60% a lojas âncoras e os outros 20% para lojas-satélite”, explica João Miranda. A previsão é de que pelo menos 30 mil pessoas passem pelo shopping nos dias normais, número que deve triplicar (passar para 90 mil) nos finais de semana – sábados e domingos.

Insegurança

A Sonae Imobiliária – a controladora do grupo é oriunda de Portugal -, analisa com cautela a atual onda de oscilações do mercado (dólar e risco-Brasil). “Não temos nenhum empreendimento suspenso. Todos os nossos investimentos previstos para o Brasil (no total são R$ 700 milhões em quatro anos) estão mantidos”, acentua João Miranda. Ressalta, porém, que “é claro que, novos investimentos precisam ser reavaliados neste momento”.

A empresa possui um shopping em Campinas (SP) e deve lançar nos próximos dias outro em Salvador (BA).

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