Com um investimento inicial de R$ 2,5 milhões em publicidade, no primeiro trimestre, a SDB – Sonae Distribuição Brasil S. A – inicia o ano de 2003 com muitas novidades. Este será o ano da consolidação das posições do grupo Sonae no país. Nessa nova fase, os investimentos estarão voltados totalmente para a modernização, treinamento, ações sociais e na integração da Sonae em todas as regiões em que atua.
Detentora das marcas Big (hipermercado, com 45 lojas no Brasil), no segmento supermercado: Mercadorama para o Paraná (com 25 lojas) e SC (com 01 loja); Nacional no Rio Grande do Sul (80 lojas); e Cândia em SP (01 loja); e no segmento atacado com o Maxxi Atacado (com 08 lojas no RS e 02 no PR), a primeira ação do ano é o novo projeto de marketing, que dá os primeiros passos com a novíssima campanha publicitária da rede de supermercados Mercadorama. São 25 lojas no Paraná, com maior concentração na capital, Curitiba, com 20 lojas.
A nova campanha do Mercadorama – Todo o dia é D economia -, realizada pela agência Exclam Comunicação, de Curitiba, é parte de uma minuciosa pesquisa desenvolvida nos três estados da região sul e em São Paulo, explica o diretor de Marketing da Sonae, Gilberto Alves.
O grupo Sonae chegou ao Brasil no final da década de 80. Maior grupo não financeiro de Portugal e um dos maiores do setor de distribuição na Europa, o começo foi através de uma joint-venture com a empresa Josapar, originando a Cia. Real de Distribuição, baseada no Rio Grande do Sul. Anos depois, o grupo português adquiriu a totalidade da empresa brasileira, partindo para uma vigorosa prospecção em outras praças.
Em 1998, associou-se à empresa Cândia Mercantil Norte Sul, em São Paulo, num acordo que deu origem a uma nova sociedade, que foi denominada Sonae Distribuição Brasil S.A. Uma operação no final de 1998 fez do grupo o novo proprietário da rede paranaense Mercadorama, primeira no ranking nesta praça. No final de janeiro de 1999, o grupo Sonae adquiriu também a rede gaúcha Exxtra Econômico, no Rio Grande do Sul, e, em seguida, incorporando as Redes Nacional, no RS, e Coletão e Muffatão, no Paraná.
O grupo controla hoje no país, 160 lojas entre Hipermercado, Supermercado e Atacado e 15 lojas especializadas.
Outros investimentos
Estão previstas, entre janeiro e abril, obras de remodelação de quatro lojas da rede Mercadorama, todas em Curitiba, com o objetivo de oferecer maior conforto e qualidade aos serviços e na estrutura das lojas. O investimento médio por loja será de R$ 1 milhão. A loja do Mercadorama / Boqueirão deixará o formato supermercado, passando, a partir de março, para o formato atacado, dentro da bandeira Maxxi
Atacado da SDB – Soane Distribuição Brasil S.A .
Origem
Em Portugal, país de origem, o grupo foi criado pelo empresário Belmiro de Azevedo e é líder no setor de supermercados. O grupo detém as redes de Hipermercados Continente, Mini Hipermercados Modelo, Supermercados Modelo Bonjour e Modelo Express (lojas de conveniência junto a postos de gasolina), além de lojas de varejo especializadas como Modalfa, de confecções; Worten, de eletroeletrônicos; Sport Zone, de materiais esportivos; Vobis, de produtos de informática; Max Mat, de material de construção e Max Office, de materiais de escritório. Juntas, são 118 lojas.
A Sonae está presente também em outros ramos de negócio como a indústria de derivados de madeira, que foi a origem do grupo, além de empreendimentos imobiliários, telefonia e tecnologia da informação. A empresa tem negócios ainda no Canadá, Espanha, Reino Unido, Estados Unidos e Zimbawe.